Mapa da Obra - E-book

Modelos de comunicação para loja!

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 24/02/2021Como escolher fornecedor para a loja de material de construção
Alguns fornecedores de materiais de construção oferecem produtos com valores mais acessíveis.Créditos: Shutterstock

Como escolher fornecedor para a loja de material de construção

Estreitar laços e boas práticas entre as empresas e fornecedores é essencial

O fornecedor de materiais de construção para a loja possui um papel fundamental, pois ele é quem garante que o seu cliente terá as necessidades atendidas, ajudando a manter uma relação de proximidade e satisfação, além de também levar em conta algumas ações específicas que podem garantir uma relação de parceria duradoura. Ou seja, no caso de dúvidas tanto dos vendedores quanto dos clientes com relação a utilização do produto, uma boa relação entre lojistas e fornecedores permite que elas sejam sanadas facilmente com uma ligação ou contato direto pelo WhatsApp com o fornecedor. Isso pode gerar agilidade na resposta, o que contribui diretamente com a satisfação do seu cliente com o atendimento.

Ainda que estejamos vivendo tempos de adaptação por conta de um novo cenário gerado pelo Coronavírus, com algumas dificuldades econômicas, inclusive, não se pode esquecer que é de extrema importância estreitar laços e manter as boas práticas entre as empresas e seus fornecedores de materiais de construção para obter melhores resultados. Alguns fornecedores de materiais de construção oferecem produtos com valores mais acessíveis, dentro do prazo, e exatamente como foi pedido pelo cliente, além de reduzir custos e desenvolver produtos ainda melhores.

Para Alexandre Suguiura, diretor comercial/operacional da Suguiura Materiais para Construção, ter marcas líderes no mercado e de boa qualidade facilitam bastante a venda, pois a partir do momento que você tem um fornecedor de produtos renomado e com experiência, fica mais fácil ter suporte e amparo.  “Na nossa política gostamos de trabalhar com, no máximo, três fornecedores: um líder de mercado, um popular e um mediano para cada nicho”, complementa.

Relacionamento com fornecedor

Manter um relacionamento amigável e de parceria com seu fornecedor pode garantir melhorias em diversos setores e gerar bons resultados como,  melhores negociações de pagamento, ganho em qualidade, diminuição de desperdícios e, até mesmo, a redução do tempo da venda, o que resulta em uma melhoria significativa do serviço prestado pela sua loja de materiais, consequentemente, gerando também o aumento das vendas. Bons fornecedores costumam, inclusive, apoiar lojas de materiais de construção na parte de ações de marketing, ajudando com os materiais de ponto de venda. Confira abaixo algumas dicas para melhorar o seu relacionamento com os fornecedores:

  • Manter uma relação de proximidade nos canais de conversa, além de verdadeira e sincera com seus fornecedores, que estabeleça uma troca justa de informações e apoio;
  • Desde o primeiro contato com ele, você deve dividir as principais necessidades, medos, problemas e expectativas;
  • Reconhecer e também mostrar a importância dele no sucesso da sua empresa;
  • Criar critérios para um bom fornecimento e dividi-los com os fornecedores, para assim, garantir a qualidade do serviço;
  • É importante manter-se informado sobre os acordos estabelecidos pelas duas partes e agir com objetividade para que sejam cumpridos;
  • Manter uma comunicação constante com o fornecedor a fim de informá-lo sobre suas percepções, tanto no lado positivo quanto do lado negativo.

Outro pronto importante é conhecer o valor do fornecedor de materiais de construção tanto com relação a qualidade dos produtos quanto com relação ao prazo de entrega e também ao atendimento pós-venda.  Antes de contratá-lo para sua loja, é fundamental garantir que seu consumidor levará para a casa um produto de qualidade e também, que será possível contar com ele para compras futuras. Uma das formas de conhecer seu fornecedor é visitar suas fábricas, pedindo dicas para entender os principais benefícios de um produto e também aprender os detalhes da sua aplicabilidade. Para Torres, o fornecedor precisa entender que o varejo é a ponte para que ele possa chegar ao consumidor final, então, a parceria é fundamental. “O fornecedor para entrar na loja é difícil, mas para sair é mais complicado ainda, pois é como um relacionamento que só vai se fortalecendo com o tempo”, destaca.

Bônus: Como realizar cadastro de fornecedores

Todo consumidor se sente mais seguro ao comprar produtos de empresas que tenham qualidade comprovada no mercado e podendo atestar a qualidade desses fornecedores por reconhecimentos externos, é mais um ponto positivo para a contratação ser feita. Para Douglas, do depósito Torres, a escolha de fornecedores de qualidade que ofereçam um acompanhamento e assistência para o cliente faz toda a diferença, então, é muito importante verificar quais são esses fabricantes e como eles lidam com isso.

“Eu tenho um sistema de gerenciamento que possui uma integração com o fiscal onde é feita a venda do PVD. Dentro desse sistema, tem a parte de controle de fornecedores onde são cadastrados os produtos e dados dos fornecedores de materiais de construção que ofereçam a garantia”, conta. É de extrema importância manter atualizado seu cadastro de fornecedores, incluindo analisar aqueles com os quais já negociou para ter um histórico de possibilidades. Esta atualização não deve restringir-se às importantes planilhas de custos, mas deve também, ampliar o controle de informações para apoio à tomada de decisões.

A Votorantim Cimentos criou em 2020, um portal para apoiar os lojistas de materiais de construção e toda a indústria a lidar com a pandemia. Confira os materiais elaborados e fornecidos gratuitamente pela companhia: https://vcajuda.com.br/

Compartilhe esta matéria

Guia rápido de comunicação para loja.

Quero baixar!

Mapa da Obra - E-book
X