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Publicado por Carla Rocha em 30/12/2020Contratação de funcionários: como fazer de forma assertiva
O maior desafio é dos candidatos se adequarem e se integrarem a essa automatização, pois, muitas vezes, falta conhecimento sobre as novas tecnologias.Créditos: Shutterstock

Contratação de funcionários: como fazer de forma assertiva

É fundamental que o gestor seja bem claro sobre quais são as competências que a loja necessita

Entre as principais dificuldades do mercado da construção civil, atualmente, está a disponibilidade de profissionais capacitados no mercado que queiram aprender e evoluir no campo do varejo de materiais. Para os pequenos lojistas de materiais de construção, essa dificuldade se faz ainda mais presente, por isso, é fundamental que o gestor seja bem claro sobre quais são as competências que a loja necessita para o cargo que foi disponibilizado e realizar uma dinâmica mais focada nos pontos importantes para garantir que a mão de obra trará os resultados desejados e também para diminuir o turnover tão frequente neste mercado.

Ricardo Adachi, associado ao Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção (Sincomavi-SP) e CEO da Conibase, que conta com 200 funcionários distribuídos em 5 lojas, utiliza um sistema de contratação de funcionários que é todo realizado de maneira automatizada e o solicitante manda uma solicitação via aplicativo inteligente de recrutamento e seleção, que seleciona os melhores candidatos para vagas e que manda por e-mail os candidato selecionados, de acordo com os pré-requisitos exigidos para a vaga.

Já se a contratação for realizada pelo gerente de loja, ele também recebe o material e o RH após a aprovação, começa o processo seletivo utilizando sites especializados em recrutamento e seleção. Os currículos dos candidatos que se oferecem para a vaga vão recebendo o retorno e vão sendo encaminhados para as áreas.

“No caso do nosso sistema, foi parametrizado para a realização de testes prévios com o candidato para uma seleção efetiva”, ressalta. Conforme os candidatos à vaga vão respondendo, automaticamente se realiza uma triagem efetiva de quem está adequado e quem não está para depois ser feita uma dinâmica de grupo. No próprio dia, as pessoas já são selecionadas e depois é realizada uma entrevista on-line e, no caso de aprovação, o profissional já é informado e é encaminhado para orientação com relação à contratação diretamente com o RH.

Principais desafios e requisitos fundamentais para a contratação de funcionários

Para Adachi, o maior desafio é dos candidatos se adequarem e se integrarem a essa automatização, pois muitas vezes, as pessoas que estão desempregadas têm um nível abaixo de conhecimentos em novas tecnologias. “O segundo desafio – é até engraçado dizer isso com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas – é que ainda vemos muita gente desinteressada”, destaca. Esse desinteresse também é amplificado pela falta de pessoas qualificadas para as vagas disponíveis em aberto bem como a concorrência com outras empresas, isso acontece não apenas no setor da construção civil, mas em diversos segmentos. “Então, tentamos fazer o processo de uma forma que seja o mais acelerado possível porque vira e mexe, entramos em contato com os candidatos e eles já conseguiram outra oportunidade”, complementa. Entre os pré-requisitos fundamentais exigidos na contratação de novos funcionários está a comunicação e o trabalho em equipe. “Porque, para nós, não importa o quanto de conhecimento a pessoa tem, mas o quanto ela consegue evoluir em sua curva de aprendizado, porque com isso ela vai conseguir se desenvolver melhor”, destaca Adachi.

Confira abaixo as principais capacidades exigidas dos profissionais:

– Boa comunicação;

– Criatividade com resultado;

– Espírito empreendedor;

– Facilidade no aprendizado;

– Capacidade de trabalho em equipe;

– Conhecimentos em novas tecnologias.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que durante uma entrevista de emprego é importante ter atenção e testar as pessoas em cima da competência que quer para o futuro da empresa. Se isso não está bem claro, apesar de falar que esses são os valores e competências, as pessoas que vão entrar não terão essas capacidades e as pessoas acabarão saindo. “Então, é extremamente necessário fazer uma triagem desses candidatos para identificar aquele que faz mais sentido para a posição que está sendo buscada”, orienta.

Bônus: a importância do treinamento e do cliente oculto para a loja de materiais

Para garantir que esses candidatos tenham uma longa jornada na sua loja de materiais de construção é importante oferecer a capacitação para que possam evoluir como pessoas e profissionais ao mesmo tempo em que geram retorno financeiro para a estabelecimento. “No nosso caso, toda vez que o funcionário entra tem um treinamento com a parte comercial para a venda de materiais de construção. Já para o escritório, onde outras competências são exigidas, é realizado outro treinamento mais especializado”, conta. Na loja é feito um treinamento de introdução, mas ao mesmo tempo, para se verificar se aquilo foi aprendido e continuam trabalhando em cima do aprendizado, é possível realizar um cliente oculto. “Se os vendedores estão cientes que a qualquer momento eles podem ser colocados a prova, eles vão se dedicar mais. Então, é mais uma coisa preventiva do que reativa para todos se anteciparem”, ressalta.


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