Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descarte de entulho: Como realizar de forma correta?

Confira as dicas para atender as regulamentações e promover sustentabilidade no canteiro de obras

Publicado em 01/10/2018Assessoria de obras: vale a pena investir em uma?
Gerenciamento completo da obra pode ser realizado por uma assessoria de obrasCréditos: Shutterstock

Assessoria de obras: vale a pena investir em uma?

Análise de escopo deve vir atrelada ao custo para contratante verificar viabilidade financeira

Realizar uma obra de construção civil não é tarefa fácil e rápida. Esse tipo de trabalho envolve o esforço de uma cadeia imensa de empresas e profissionais, tais como incorporadora, construtora, empreiteira, projetista, arquiteto, cliente, fornecedora de materiais, fabricante, lojista, entre outros. Um serviço complementar que pode ser útil para auxiliar algumas construções é a assessoria de obras.

Com o objetivo de auxiliar na gestão da obra, facilitando sua execução, integrando os processos ao analisar todas as suas etapas e também observando todos os agentes da cadeia, a assessoria de obras tem chances de ser uma alternativa bastante assertiva, principalmente quando contratada para a execução de construções muito grandes – tanto no sentido físico quanto no sentido de envolvimento de profissionais.

No entanto, o primeiro ponto que a incorporadora deve se atentar antes de realizar qualquer contratação é verificar o escopo do trabalho que a assessoria deve entregar e compará-lo ao seu custo. Ou seja, a análise de custo x benefício é primordial antes de qualquer contrato fechado.

 

Serviços que podem ser realizados por uma assessoria de obras

A assessoria de obras pode assumir o gerenciamento de diversos serviços dentro de uma construção, basta validar isso em contrato. Entre suas funções estão desde a definição de estratégia de execução dos serviços, gerenciamento da execução das empresas contratadas (como empreiteiras) até o recebimento e verificação da qualidade da entrega final do trabalho.

Como essas companhias possuem profissionais técnicos, é possível realizar análises construtivas, controles de qualidade que envolvem auditoria, análise de riscos, elaboração de indicadores como de produtividade e verificação de cronogramas de obras também. Basicamente, toda a gestão da obra pode ser transferida para a assessoria de obras, se for o desejo da contratante.

Algumas assessorias de obras, logo na apresentação de seu trabalho, explicam qual a metodologia para concebê-lo. Duas formas interessantes que têm auxiliado o mercado são: a metodologia Lean Construction e seguir as premissas do Project Management Institute (PMI). O Lean Construction evidencia a redução das perdas nos processos construtivos, contribuindo para obras mais limpas e mais produtivas. Já as premissas do PMI envolvem como deve ser realizado um gerenciamento de projetos assertivo.

Agora, confira dicas primordiais para executar um bom gerenciamento de projetos:

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Dicas para descarte de entulho

Baixe o e-book grátis e descubra como descartar entulho de maneira correta

Mapa da Obra - E-book
X