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Publicado em 29/07/2019Gestão de loja: como realizar uma análise de mercado
A pesquisa de mercado pode ajudar o lojista de materiais de construção a ter uma visão geral para perceber qual caminho seguir.Créditos: Shutterstock

Gestão de loja: como realizar uma análise de mercado

Método ajuda o lojista a se organizar e fazer vendas mais assertivas dentro do seu nicho de negócios

Para conquistar bons resultados nas vendas de materiais de construção é necessário, antes de tudo, verificar todos os aspectos que envolvem aquele ramo de atuação e a análise de mercado ajuda o lojista a se organizar e fazer vendas mais assertivas dentro do seu nicho de negócios. O básico em uma análise de mercado é identificar, considerando aquele perfil de clientes, quem é o concorrente porque isso, de acordo com as fontes consultadas, varia muito de loja para loja. Logo, o lojista tem que ir atrás de investidores daqueles segmentos, e também fazer pesquisas tanto na própria loja com aplicação de questionários quanto pela internet e redes sociais.

“O primeiro ponto e mais importante é o lojista entender quem é o cliente dele e tentar focar o máximo possível em um nicho específico para, depois de ter o perfil já identificado, todo o resto, o mix de produto, layout de loja, concorrência e até a localização da loja, estar atrelado ao perfil de cliente que ele quer atingir”, destaca Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi.  O próximo passo é analisar o mix de produtos, não só o que atende o cliente, mas o que realmente dá margem de lucro também.

O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio para manter o negócio saudável. “Porque se o lojista já foi na concorrência, ele pode não bater de frente com esse concorrente caso ele seja um pouco mais forte, mas tentar vender produtos que são complementares ao que o concorrente vende para que, a partir daí, ele possa começar a se fortalecer”, aponta. Entre as principais dicas do diretor do Sincomavi e da Conibase, é preciso olhar sempre para os dois lados da questão. Primeiramente, ele precisa realizar uma análise porque existem dois caminhos que se cruzam.

“Primeiro, ele precisa analisar quem são os clientes que frequentam a loja dele e se eles são os que dão realmente rentabilidade para a loja, então, é preciso fazer um levantamento de informações para saber de onde veio o cliente e analisar qual é o tíquete médio e qual o ápice de consumo deles”, orienta. Além disso, também é preciso observar se os consumidores da loja são clientes pontuais que compram entre quatro ou cinco anos, só quando ele faz uma reforma (cliente final) ou se é um cliente de um nível mais profissional, que todo mês está comprando. De acordo com o material desenvolvido pelo Sebrae, um dos pontos mais importantes nesse processo é o desenvolvimento de um plano de marketing com os objetivos bem definidos e detalhados:

 

Público-alvo

É importante definir quem o lojista quer atingir para delimitar ao máximo possível o seu público.

 

Posicionamento

Esse item ajuda a definir a visão do produto pelos clientes e de que forma ele será lembrado, seja pela qualidade ou pelo preço, entre outros fatores.

 

Metas

Nesta etapa, o empreendedor deve determinar o que espera vender e como será feita a comercialização, considerando como pontos de referência os 4 Ps: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.

 

Com a chegada da tecnologia, é fundamental avaliar outros segmentos onde foram quebrados muitos paradigmas e muitos modelos de negócios alterados. “O seu concorrente pode estar no ambiente online em um e-commerce ou nas redes sociais, ou até mesmo, pode oferecer diferenciais que estão surgindo com as novas tecnologias, como entregas por drones”, destaca. Por esse motivo, a pesquisa de mercado precisa ser mais abrangente e deve também atentar-se ao que está rolando no mercado e quem está mudando o modelo de construção no Brasil.

 

Confira algumas dicas para organizar os negócios de maneira assertiva: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/organizar-loja/

 

 

Jornalistas da matéria:
  • Carla Rocha
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