Publicado em 18/07/2017Como arrumar uma loja de material de construção: 6 dicas para expor os produtos
Os produtos expostos nas prateleiras e estantes devem estar sempre organizados

Como arrumar uma loja de material de construção: 6 dicas para expor os produtos

Confira como pequenas adequações podem mudar toda a sua loja e impulsionar as vendas de material de construção

Armazenar produtos em estoques ainda é prática muito comum em lojas de material de construção, principalmente entre as de pequeno e médio porte. Com os produtos longe da visão e do alcance do consumidor, muitas vezes ele precisa pedir ajuda ao balconista para encontrar o que deseja. Isso acontece, em partes, porque o pequeno lojista nem sempre tem acesso a informações atualizadas sobre como arrumar uma loja de material de construção e expor os produtos.

Assim, muita gente acaba optando pelos home centers, que têm todos os itens à disposição, organizados e sinalizados por setor. O cliente tem contato direto com o produto – o que é muito importante – e só pede auxílio ao vendedor quando precisa de alguma informação adicional para sua obra.

Encontrar um produto específico numa loja menor também pode ser muito difícil se os itens não estiverem bem organizados. Colocar mercadorias diferentes em uma mesma prateleira atrás do balcão, sem uma ordem lógica ou tratamento visual, não é uma boa prática que lojistas devem adotar em seus negócios.

A ausência de uma organização certeira dos produtos pode dificultar até mesmo a comunicação entre balconista e cliente, o que prejudica a experiência que o consumidor terá na loja.

Também é importante analisar o mix de produtos para construção (como telhado, vidro, cimento, argamassa, tinta, parafusos, esquadrias, entre outros), bem como a forma de exposição e o giro do estoque. Deixar prateleiras lotadas de todos os tipos de produtos nem sempre é a solução mais adequada para vender mais e aumentar o faturamento.

Confira 6 dicas sobre como arrumar uma loja de material de construção

  1. O mobiliário (prateleiras, estantes etc.) precisa estar organizado de acordo com o tamanho total do espaço e do bolso do dono de loja;
  2. Deve-se levar sempre em consideração as cores na hora de distribuir os produtos. Isso vai auxiliar o cliente a visualizar melhor os itens e encontrar o que procura com mais facilidade;
  3. Deixe o ambiente aconchegante, com iluminação adequada, sempre limpo e organizado, para que assim o cliente se sinta confortável na visita e queira retornar no futuro;
  4. A distribuição da loja – suas proporções, coordenação de pontos importantes e área nobre do ponto de venda – também é crucial para impulsionar as vendas. Cada espaço da loja deve ser como um “vendedor”. Da mesma forma, se um “vendedor” não está fazendo seu trabalho, algo está errado;
  5. Antes de pensar num modelo de organização, é preciso descobrir qual abordagem é mais lucrativa, além de precificar (e deixar o preço exposto), setorizar e identificar cada produto;
  6. Aposte nas gôndolas: elas são super práticas e uma maneira fácil de organizar e setorizar os produtos.

Quando o assunto é a como arrumar uma loja de material de construção, não se trata apenas de decidir o que é mais bonito. É necessário ter uma organização prévia e fazer estudos para pensar em um layout de loja que faça sentido e que não tenha nenhum elemento de poluição visual.

 

Além de se preocupar com a disposição de produtos pela loja, é preciso conhecer bem as mercadorias para atender bem os clientes. Selecionamos dicas de como indicar o melhor cimento para seu cliente .

 

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