
10 dicas para ter sucesso nas vendas
O Sebrae elaborou uma lista com os pontos que merecem atenção no dia a dia para o sucesso nas vendas do seu negócio de material de construção
Atualmente, há cerca de 150 mil lojas de materiais de construção em todo o Brasil. Para se destacar nesse ambiente de alta competitividade e ter sucesso nas vendas, alguns fatores são essenciais e a organização é um deles. Por possuir uma gama muito variada de produtos, é imprescindível que tudo seja muito bem organizado e tenha indicação do que é possível encontrar em cada espaço da loja. Desta maneira, o cliente é capaz de encontrar sozinho o que precisa e há menos risco de que ele desista da compra.
Outro ponto importante é a estrutura, que deve ter pelo menos 100 m² (incluindo showroom e depósito) e uma equipe de quatro funcionários: um gerente, dois vendedores especialistas e um caixa. As gôndolas devem estar sempre limpas e organizadas, o que também facilita a escolha do cliente.
O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção no dia a dia do negócio. Confira as dicas práticas para melhorar o desempenho da loja, aumentar o sucesso nas vendas em seu varejo.
1. Posicionamento de mercado
Defina bem o público-alvo, faça pesquisas de mercado e implemente estratégias de preço e promoções para os clientes, de acordo com o perfil deles;
2. Gestão de produtos
Organize os produtos por categoria, analise as necessidades dos clientes e faça um controle rígido do estoque de mercadorias;
3. Controles financeiros
Mantenha o registro do fluxo financeiro da loja e planeja os investimentos necessários para aprimorar os resultados do negócio;
4. Comodidade
Ofereça acesso à loja sem complicações, como estacionamento e boa localização, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes;
5. Parcerias
Tenha um bom relacionamento com fornecedores e profissionais e empresas de produtos e serviços complementares;
6. Marketing de relacionamento
Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes, aproximando-se deles, e foque uma estratégia de relacionamento que leve em conta os objetivos do negócio;
7. Gestão de processos
Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo;
8. Gestão de estoque
Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado;
9. Layout da loja
Organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade. A ideia é deixar a circulação pela loja a mais fluída possível;
10. Atendimento
Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra.
Diagnóstico
O Sebrae também disponibilizou uma ferramenta que consiste em um questionário com perguntas de múltipla escolha elaboradas para identificar a performance do negócio em relação a cada um dos dez fatores de sucesso nas vendas. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação.
Após responder ao questionário, o Sebrae envia um relatório, em até cinco dias, por e-mail com as seguintes informações: nível de competitividade mercadológica; análise sobre vantagens e desvantagens competitivas; ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados; gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais empresários que utilizaram a ferramenta.
Clique aqui, responda o questionário e receba o seu relatório.
A fachada da loja e a disposição dos materiais também influenciam nas vendas. Confira algumas dicas para cuidar do visual de sua revenda!