
Tipo de lareira: escolha o ideal para a sua casa
Várias opções no mercado possibilitam qualquer cliente a instalar uma lareira em sua residência
Para atender todos os tipos de consumidores, as fabricantes de lareiras possuem diversos tipos de lareira. Hoje, podemos contar com modelos desde a tradicional até aquela em 3D, que sequer faz sujeira e que, no lugar de lenha, é acesa com o uso de controle remoto.
Dessa forma, as diversas opções atendem aquele público que deseja ter uma lareira em sua casa, mas que não conseguia por conta da infraestrutura. “Hoje em dia, a gente tem bastante opção para colocar lareira em apartamentos ou em locais pouco ou nada preparados para receber uma lareira tradicional, que é uma lareira à lenha”, afirma Denise Polonio, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Por exemplo, a composição de lareiras de etanol, a ecológica e a elétrica não precisa de alvenaria.
Para a produção, é comum o uso do mármore, granito, metal, inox e aço. Muitas vezes, o fabricante pode sugerir que tipo de lareira mais se adequa ao espaço e os materiais que são ideais para a sua concepção. Já quanto aos formatos e os modelos de lareira, também é possível inovar nos desenhos, desde que estes sigam as especificações técnicas fornecidas pelo próprio fabricante.
Outra questão importante na hora de escolher qual tipo de lareira é o mais adequado para sua residência é verificar as necessidades de manutenção. A lareira à lenha, por exemplo, gera muitos resíduos, como a fuligem, e exige uma limpeza periódica. Já as lareiras a gás e a ecológica são mais fáceis de limpar, precisando apenas de um pano úmido. E, ainda, a elétrica não precisa de nenhum tipo de manutenção.
Leia também: Lona plástica: saiba mais sobre este item indispensável para qualquer obra
Tipo de lareira
À lenha: o modelo tradicional usa, como combustível, toras de madeira. Em geral, tem que ter uma estrutura de alvenaria e chaminé, e existem medidas certas para que a fumaça não retorne. Além disso, é preciso utilizar tijolo refratário para a lareira não trincar devido ao calor e também seguir uma série de orientações técnicas. “Essa lareira é interessante, porque o que faz uma pessoa, diante das demais opções que existem hoje no mercado, optar por uma lareira tradicional à lenha é o barulho do fogo e o ritual de ter que alimentar essa lareira”, acredita a docente.
Ecológica: as lareiras ecológicas são lareiras que não precisam de lenha. Para aquecer, elas utilizam uma mistura de álcool e etanol. Dessa modo, não precisam de chaminé e não geram resíduos, como a fuligem. Apresentam uma potência média para esquentar o ambiente, um pouco inferior à lareira à lenha.
A gás: esse tipo de produto necessita de uma alimentação do gás natural. Ou seja, é preciso realizar todo o preparo com tubulação de cobre. Assim, como utiliza o gás para gerar calor, precisa ter uma exaustão. “Essa lareira a gás foi bastante comum antes da lareira elétrica surgir. Ela utiliza pedrinhas vulcânicas para retenção do calor e também para a decoração.”
Elétrica: por fim, a lareira elétrica funciona como um aquecedor, em que se usam imagens em 3D das labaredas para simular uma lareira real. Em geral, utiliza-se uma tela de LED para essa projeção virtual e ela é ligada por meio de controle remoto.
Agora, saiba mais sobre a utilização de britas na decoração.