Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Obtenha planilha de controle de vendas e fluxo de caixa!

Saiba como inserir dados e controle seus resultados financeiros, garantindo lucratividade para sua loja de materiais de construção

Publicado em 11/10/2018Lona plástica: saiba mais sobre este item indispensável para qualquer obra
Especificação da lona plástica deve ser verificada na hora da compra para evitar errosCréditos: Shutterstock

Lona plástica: saiba mais sobre este item indispensável para qualquer obra

Produto é fundamental para evitar danos em revestimentos já aplicados e materiais armazenados

Para que o resultado final da obra saia da forma que o cliente idealizou é preciso se atentar aos detalhes mínimos de cada processo executivo. Tão importante quanto aplicar, executar ou instalar os produtos e materiais de forma correta, é cuidar dessas execuções posteriormente. É nesse momento em que a lona plástica se torna fundamental dentro do canteiro de obras ou de uma simples reforma.

“Normalmente, a lona é utilizada para proteger pisos, cubas, lavatórios, pias e cozinhas que estão prontos. Ela protege esses locais para evitar o respingo de uma argamassa, de concreto, e outras coisas que podem danificar o serviço já pronto”, explica Fabrício Borges e Souza, diretor de engenharia da Sim Engenharia.

As lonas plásticas também são utilizadas para proteger os materiais armazenados em canteiro de obras. Nesse caso, os profissionais da construtora, geralmente, envelopam os materiais que precisam dessa proteção e o lacram. “

A lona plástica na construção civil também é utilizada em algumas situações de armazenamento de material de campo, muitas vezes, até temporário. Existem situações em que você tem que cobrir o material para que o mesmo não pegue chuva ou umidade e a gente protege também com a lona plástica e faz aquilo que chamamos de envelopagem, que é cobrir tudo e lacrar o local”, exemplifica o diretor da Sim Engenharia.

A variedade de opções de lonas plásticas também trouxe ao mercado um novo número de fabricantes. Mesmo o material não apresentando uma norma específica, de acordo com o representante da Sim Engenharia, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que os produtos instalados na obra sejam preservados e cuidados, portanto, é função da construtora analisar de que forma isso pode ser feito e gerenciar quais materiais que vão contribuir para essa proteção. É dessa forma que se torna fundamental tomar cuidado com as especificações das lonas plásticas a serem compradas.

As compras funcionam da seguinte maneira, geralmente: as especificações técnicas são enviadas ao responsável pelas compras, ele recebe visitas técnicas dos vendedores dos materiais e amostras com as especificações desejadas e verifica se está de acordo com o solicitado. Em caso de dúvida, ele entra em contato com a equipe técnica para que ela valide a compra.

Tipos de lona plástica

Existem vários tipos de lona que apresentam características diferentes em termos de resistência e coresPara se escolher qual o tipo mais adequado para aquele trecho da obra, é preciso, primeiro, entender a sua finalidade. A lona deverá proteger os pisos instalados? A indicação do diretor de engenharia da Sim Engenharia para essa situação é que se utilize lona do tipo plástico bolha, que amortece o impacto.

Quando se está fazendo uma pintura ou aplicação de argamassa no subsolo, normalmente se utiliza uma lona comum para cobrir o piso, que pode ser encontrada nas cores preta ou laranja. Já se é para cobrir um revestimento do tipo porcelanato ou granito, de um apartamento, deve-se cobrir com o plástico bolha. Nas armazenagens, pode-se utilizar a lona mais simples também, como a azul.

 

Agora, confira essas dicas de reforma que serão bem úteis para obras residenciais.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Planilha de controle de vendas e fluxo de caixa

Baixe o e-book gratuito e comece a inserir as entradas e saídas de suas vendas para garantir melhores resultados!

Mapa da Obra - E-book
X