Publicado por Votorantim Cimentos em 13/06/2023Sapatas: conheça os tipos mais utilizados na construção civil
NBR 6118 define sapatas como estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação.Créditos: istock

Sapatas: conheça os tipos mais utilizados na construção civil

É uma das fundações mais usadas no Brasil, já que oferece segurança e se adapta bem ao solo argiloso.

As sapatas são fundações superficiais, feitas de concreto armado e dimensionadas para que toda a carga dos pilares seja transferida para o solo, usando as bases  quadradas, trapezoidais ou retangulares.

É considerada uma das fundações mais seguras, de fácil execução, com boa adaptação ao solo argiloso e, por esse motivo, é a mais usada no Brasil.

Antes de fazer a escolha da melhor sapata para sua obra, é preciso entender o conceito de fundação. Esta nada mais é do que uma estrutura, feita no começo da construção, e tem o objetivo de transmitir a carga de um edifício para o solo. Ou seja, ela serve para apoiar a casa no terreno e precisa ser segura, já que recebe toda a carga da casa. 

Agora que entendeu a importância da fundação, é preciso pontuar que a escolha da sapata precisa ser feita por um profissional qualificado, já que a segurança da construção está na base.

Quais são os tipos de sapata mais utilizados em fundações no Brasil?

Sapata isolada

É a mais usada em construções, e também a mais simples. Ela é dimensionada para suportar a carga de apenas um pilar ou coluna. Ou seja, o peso da edificação é transmitido por meio desses elementos, que transferem a carga para as sapatas a distribuírem ao solo.

As sapatas isoladas são ligadas por um baldrame que conecta as bases e distribui melhor o peso da fundação. Os tipos mais comuns de armações de aço para as sapatas isoladas são o radier e a gaiola.

Sapata corrida

A sapata corrida é usada para suportar o peso de elementos contínuos que têm cargas distribuídas de forma linear, como os muros, paredes e outras estruturas com efeito alongado. 

Há a possibilidade do surgimento de deformações ao longo de sua extensão e, consequentemente, fissuras ou trincas em paredes comportadas. Para evitar esse problema, recomenda-se aumentar a rigidez da sapata corrida.

Casas e edificações de baixa altura, galpões, muro de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas são alguns exemplos de obras em que a sapata corrida é utilizada.

Sapata associada

Tem um conceito simples: tratam-se de duas sapatas associadas que distribuem o peso de dois pilares ao mesmo tempo. Geralmente é usada quando duas sapatas isoladas ficariam muito próximas por falta de espaço ou opção do projeto estrutural. Nesse caso, essa sapata de fundação é utilizada para evitar que as bases não fiquem sobrepostas e atrapalhem a construção.

Sapata com viga alavanca/viga de equilíbrio

A sapata com viga alavanca é usada quando um pilar fica desalinhado com o centro da fundação e as cargas que chegam não são distribuídas corretamente para o solo. 

É aí que entra o uso da sapata de concreto com viga alavanca. Nessa situação, é criada uma viga entre duas sapatas..

Confira também dicas para você não errar na hora de concretar sapatas: https://www.youtube.com/watch?v=pCoDBnwEpwI

  • Blue lines on cement foundation and reinforcement bars in cement at construction site
  • Construction - foundations
  • concrete foundation construction site
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X