
Como escolher pisos antiderrapantes para área externa?
A escolha do piso é fundamental para garantir não só a beleza, mas também a segurança e o conforto.
A construção de uma casa envolve muitas etapas e todas elas possuem sua importância e funcionalidades diferentes. Os pisos antiderrapantes na área externa ajudam não só a decorar o ambiente, mas também evitam escorregões e possíveis quedas, inclusive quando molhados.
O que é um piso antiderrapante?
São pisos que podem ser encontrados em diversos materiais: cerâmicas, porcelanatos, pedras naturais, entre outros, com superfície rugosa, áspera ou fosca. Essa textura cria aderência quando em contato com os pés ou sapatos, evitando assim as quedas e escorregões. Alguns pisos antiderrapantes têm essa característica visível e outros, mais discreta.
Mas, sabemos que existem muitas dúvidas na hora de escolher o melhor revestimento, principalmente para áreas que são expostas à água. Além da preocupação com a segurança, é importante utilizarmos pisos que sejam resistentes e tenham o melhor custo-benefício.
Então, quais atributos um piso para área externa deve ter?
Antiderrapante: em áreas perto de piscinas e com tráfego de pessoas, é inviável utilizar um piso que não seja antiderrapante. Portanto, escolha pisos porosos, que apresentam essa propriedade. Sem dúvida é o atributo mais importante.
Segurança: o piso utilizado na área externa deve ser o mais seguro possível.
Durabilidade: por estar exposto à movimentação e a agressividade do ambiente externo, o piso precisa ter boa durabilidade, permanecendo intacto, sem trincas, rachaduras ou desgastes após o assentamento e utilização.
Conhecendo esses atributos e sabendo as características do local onde irá colocar, a escolha do piso antiderrapante se torna mais fácil, mas você ainda precisa conhecer quais são os modelos disponíveis no mercado e suas diferenças.
Pisos antiderrapantes para área externa
Piso cerâmico ou porcelanato: apresentam um ótimo custo-benefício e variedade.
Piso cimentício: muito resistente, durável e bonito, é uma boa opção para as áreas externas.
Pedras naturais: são revestimentos que exigem maior investimento, porém duram muitos anos, com pouca manutenção e com uma estética rústica.
Vimos que existem diversos pisos no mercado e com diferentes texturas. A escolha do piso deve levar em consideração o ambiente, a exposição à chuva e a funcionalidade.
Saiba como escolher revestimentos para áreas molhadas https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/revestimento-para-areas-molhadas/