Publicado por Votorantim Cimentos em 23/05/2022Parede chapiscada: saiba como pintar
Pintar as paredes chapiscadas é uma maneira de dar vida e cor para o ambiente de fora da casa.Créditos: istock

Parede chapiscada: saiba como pintar

As paredes de chapiscos possuem textura irregular, tornando a pintura mais trabalhosa, mas não impossível.

Tempo de leitura aproximado: 3,5 min

Pintar parede chapiscada, que geralmente fica no ambiente externo da casa, ajuda a disfarçar a sujeira e poluição da área, dá cor, vida e renova o ambiente. Mas essa tarefa não é tão simples assim.

O que é o chapisco?

O chapisco é um acabamento feito com cimento e areia, aplicado diretamente na alvenaria, formando uma textura irregular. Esse acabamento é muito comum nos ambientes externos da casa. 

Benefícios da parede chapiscada

A parede chapiscada, que possui cimento no preparo, ajuda a regularizar a absorção de água, principalmente quando misturado com impermeabilizante, ou seja, protege a parede de infiltração e umidade, tornando a construção mais resistente e estável.

Mesmo com todos os benefícios, pintar uma parede chapiscada é trabalhoso, principalmente por ter uma forma irregular, dificultando que a tinta fique uniforme e entre em todos os cantinhos. Então, reunimos aqui alguns materiais e passos que podem te ajudar.

Equipamentos de Proteção (EPIs)

Mesmo que pintar o muro não seja uma tarefa complicada e perigosa, é sempre necessário o uso de luvas e óculos, para evitar que a tinta respingue nos olhos e pele.

Escolha uma tinta adequada

O primeiro passo é escolher uma tinta para área externa, o material correto aumenta a durabilidade do serviço e mantém a cor viva por mais tempo. As áreas externas ficam expostas ao sol, poluição e chuvas, isso colabora para a degradação da parede, sendo necessária uma tinta específica. Escolha uma tinta que tenha harmonia com o restante da casa.

Forre o chão próximo à parede chapiscada

É muito comum que durante o processo de pintura respingue tinta e suje o chão, por isso o ideal é forrar o chão próximo à parede com um pedaço de lona para facilitar a limpeza.

Dilua a tinta

Use a tinta escolhida, própria para áreas externas, e atente-se para a composição, se sua tinta for à base de água, dilua ela com água. Agora, se ela for à base de óleo, é necessário o uso de aguarrás para a diluição, material próprio para diluição sem tirar a qualidade e o brilho da tinta. Lembrando que o processo de diluição faz a tinta render mais e facilita na hora de pintar superfícies irregulares, como as paredes chapiscadas.

Misture a tinta e o diluidor

Para fazer a mistura é importante prestar atenção se a mistura foi completa, por isso é importante o uso de um misturador elétrico para agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas, além de otimizar o rendimento da tinta.

Escolha o melhor método para pintar

Por ser uma superfície irregular, o rolo de tinta não é a melhor opção, já que o rolo não consegue pintar o muro chapiscado de maneira uniforme. O mais indicado é o uso de broxa ou trincha, pois facilita a cobertura da área, porém o processo é mais demorado e requer bastante esforço.

As trinchas com cerdas mais longas e em maior volume oferecem melhor desempenho e melhor cobertura. A dica é passar a trincha sempre na mesma direção, de forma firme e contínua, distribuindo a tinta homogeneamente.

Já as brochas são pincéis grandes, mais indicadas para tinta à base de cal ou cimentícia, que não pode ser aplicada com trincha ou rolo devido à viscosidade.

Para diminuir o esforço e agilizar a pintura, você pode escolher a pistola com compressor, que permite uma pintura mais uniforme, com menos desperdício e deixa o acabamento perfeito. Além disso, a pistola otimiza o tempo quando comparado com as trinchas e brochas.

Aplique a tinta

Após escolher a tinta, o método de pintura e forrar o chão, chegou a hora de pintar a parede de fato. Nesse momento, é preciso ter atenção e capricho para que a tinta cubra toda a parede, principalmente os cantinhos. Como se trata de uma pintura externa, escolha um dia de tempo firme e ensolarado para fazer a pintura do muro. Assim, você evita a chuva e quaisquer condições climatéricas que possam prejudicar o resultado.

Esperar a secagem

Depois de seguir todos os passos, chegou a hora de esperar a tinta secar e conferir o resultado.

Saiba como especificar tintas para a pintura de casa: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/pintura-de-casa/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X