Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 04/09/2019Como especificar tintas para pintura de casa
É preciso observar o sistema de pintura adequado a cada ambiente bem como os materiais a serem utilizados para cada aplicação Créditos: shutterstock

Como especificar tintas para pintura de casa

É fundamental entender cada tipo e também a sua funcionalidade a fim de indicar a melhor opção para o cliente

A pintura de casa ocorre, geralmente, uma vez por ano, durante uma reforma ou de acordo com a necessidade. Pois, com o tempo, as tintas da parede sofrem desgaste natural do material, além de sofrer com fatores externos, tais como: clima ou falta de manutenção. Existem algumas diferenças entre os tipos de tinta, por isso, é fundamental entender as peculiaridades de cada uma a fim de indicar a melhor opção para o cliente da loja de materiais de construção.

É importante avaliar a superfície onde a tinta será aplicada; se a área é úmida, como banheiros e cozinha, ou seca; ou se é uma área externa sujeita às mais diversas intempéries ou se a pintura está mais focada na composição da decoração do ambiente.

De acordo com Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi e proprietário da Correa Tintas, fundada em 1950, para áreas internas, a mais indicada é a tinta PVA, desde que não esteja sujeita a umidade, calor e situações imprevistas, como crianças com o hábito de riscar as paredes. Já para áreas externas, a melhor opção seria a tinta látex acrílica e esmalte. “No entanto, é preciso uma preparação bem feita dos locais que receberão a aplicação”, destaca. Já a linha decorativa é composta basicamente por dois tipos de tintas: látex e esmalte. “Os esmaltes são utilizados para itens metálicos e de madeira, como portões, grades e bancos”, especifica.

Antes de iniciar a aplicação da tinta é necessário tomar alguns cuidados como a preparação do local a receber o substrato, que pode ser interno seco, interno úmido, externos não-agressivos secos, externos não-agressivos úmidos e externos agressivos, além de outras orientações dos fabricantes para os sistemas de pintura e também os materiais a serem utilizados, conforme os seguintes passos:

 

  • Definir o tipo de tinta;
  • Definir os espaços;
  • Escolher o sistema de pintura;
  • Escolher os materiais.

 

Tipos de tintas

As tintas imobiliárias são utilizadas tanto como proteção quanto como acabamento e decoração de superfícies. Existem alguns tipos de tintas especiais para cada material ou superfície, entre elas, podemos citar: metálicas, madeira, alvenaria e concreto.

 

Látex: as tintas látex possuem uma gama muito grande de variações, como acrílica, PVA, econômica etc., e de opções de acabamento, como fosco, semibrilho e acetinado. As tintas látex são utilizadas para proteger paredes, teto e piso;

Esmalte: os esmaltes ou tintas a óleo são indicados para superfícies metálicas e de madeira, como portões, grades e bancos;

Verniz: verniz com esmalte sintético é utilizado para proteger superfícies de madeira, bem como portas e janelas.

 

Orientações para a aplicação correta

Para Reinaldo, o ideal é planejar todo o trabalho, realizando um preparo adequado do local, com limpeza prévia, lixamento, utilização de selador ou fundo preparador e, somente depois, a aplicação da tinta. “É preciso ressaltar que esses cuidados se mostram fundamentais para paredes rebocadas recentemente e como forma de economizar tinta”, orienta.

Outro ponto importante é avaliar a qualidade do produto e também o melhor custo-benefício e não nortear a compra somente pelo preço para economizar, adquirindo um produto de qualidade duvidosa. Ainda, de acordo com o presidente do Sincomavi, antes de escolher a tinta ideal para a pintura da casa, é optar pela qualidade sempre. “A notícia boa é que a maioria das empresas presentes no mercado, atualmente, possui alta tecnologia de produção e controle de qualidade”, destaca. Dessa forma, o consumidor será bem atendido e ficará satisfeito com o resultado.

 

O passo a passo para a pintura de parede exige cuidados, pesquisa e deve ser realizado por um profissional especializado. Confira a lista de materiais necessários: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/materiais-pintura-parede/

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Instalações Hidráulicas

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X