Mapa da Obra - E-book

Guia de ferramentas para profissionais da obra

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 18/12/2021Uso de EPI: entenda o que não pode faltar na sua obra
Para garantir a segurança dos profissionais é importante que ele esteja preparado para executar qualquer função e, principalmente, aquelas que acarretem risco à integridade.Créditos: Shutterstock

Uso de EPI: entenda o que não pode faltar na sua obra

Equipamentos protegem dos riscos ocupacionais identificados nos canteiros de obra

Atualmente na construção civil, existem diversas atividades complexas e com os mais variados riscos ocupacionais. Dessa forma, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) é de extrema importância e deve ser considerada por todos os colaboradores, para, assim, aumentar a segurança e a proteção destes contra os riscos ocupacionais identificados nos canteiros de obra.

Para garantir a segurança dos profissionais em canteiros é importante que eles estejam preparados para executar qualquer função, principalmente, aquelas que acarretem risco à integridade, às quais sejam previamente orientados e capacitados pelo seu empregador para realizar a sua atividade antes mesmo de iniciar a tarefa (em atendimento à legislação, em especial as NR (Normas Regulamentadoras) que garantem o cumprimento das leis que protegem e asseguram a integridade do profissional).  

Segundo Rodrigo Trevisan, gerente de QSMS da Libercon Engenharia, seguindo as análises preliminares de risco, cada grupo homogêneo de trabalhadores deve ser orientado a realizar práticas preventivas, por exemplo, o uso adequado dos EPIs. “Cabe ao empregador realizar a distribuição dos EPIs adequados, promover as instruções de uso e a fiscalização”, ressalta. Ainda segundo Trevisan, ao empregado, por sua vez, cabe promover o uso correto, bem como a manutenção e a guarda adequada dos equipamentos.

Os principais EPIs utilizados no segmento da construção civil são:

  • Capacete de segurança.
  • Protetores auriculares.
  • Óculos de segurança.
  • Luvas de proteção.
  • Botas de segurança.
  •   Cinto de segurança (para trabalhos em altura).

Sendo assim, o uso dos EPIs ou equipamentos de segurança permite que a execução dos trabalhos seja realizada de forma mais segura e, em conjunto com outras ações preventivas, incorpora um bom plano de SST nas empresas.
Os EPIs mais utilizados são os seguintes: capacete com jugular; protetores auriculares; óculos de proteção; proteção facial; respiradores/máscaras de proteção; luvas; cintos de segurança; e botas. Para a execução de serviços em alturas elevadas, existem alguns tipos diferentes de cintos de segurança (para profissionais de obras): o abdominal, para trabalhos de posicionamento em altura, que permite que o profissional da obra possa ficar com as suas mãos livres para realizar uma tarefa. Já o cinto paraquedista, é adequado para a melhor movimentação em locais acima de dois metros. “A escolha pelo uso de determinado modelo vai depender tanto da obra quanto da função executada, sendo a responsabilidade do fornecimento do equipamento do empregador ou dono da obra”, complementa.

Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho

As Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho foram sancionadas através da Lei 6.514/77 e aprovadas pela Portaria 3.214, em meados de 1978, formando, assim, um alicerce para  fundamentar todo o segmento de segurança e saúde no trabalho do país. A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, em prol da segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura, assim como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

Houve recentemente uma atualização na regulamentação da norma em que foram elaborados um novo modelo de cronograma a ser seguido de acordo com cada uma das etapas de obra, e cada fase possui um planejamento específico para garantir a segurança e as adequações necessárias. Outro ponto a ser ressaltado sobre o uso de EPIs nas obras é a importância da capacitação dos trabalhadores para que estejam aptos a operar as máquinas seguindo as orientações da norma, pois, a partir do momento em que utilizam um equipamento diferente, devem ter os treinamentos necessários. 

 Confira também os principais tipos de telhas e suas indicações: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/tipos-de-telhas-como-escolher/

Compartilhe esta matéria

Novidades das ferramentas para pedreiros

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X