
Guia de Aplicação de Manta Asfáltica: Passo a Passo e Dicas
É preciso verificar se a superfície está limpa, seca e bem regularizada, com caimento para os ralos, e utilizar um primer entre a manta e o local indicado

Um dos materiais mais usados para impermeabilização de superfícies é a manta asfáltica. Desenvolvido na década de 1970, esse material se compõe basicamente de asfalto, alguns elastômeros e uma manta, que pode ser de véu de vidro, menos resistente, ou poliéster, com diferentes níveis de resistência. Por exemplo, em lajes pode-se fazer a impermeabilização com manta asfáltica adesiva.
Para o engenheiro civil Luiz Carlos da Fonseca Corte, diretor da Isoplan Engenharia, empresa especializada em impermeabilização, o sucesso da manta asfáltica se deve, principalmente, ao fato de o próprio fabricante já definir a espessura. Assim, o cliente não precisa fiscalizar se o aplicador fará o número de demãos suficiente. “Além disso, o custo-benefício é muito bom”, afirma. As espessuras mais comuns são de 2,5 mm, 3 mm e 4 mm, sendo que a mais espessa é indicada para lajes e áreas externas.
Impermeabilização com manta asfáltica
A manta asfáltica é muito presente na impermeabilização de lajes, telhados, terraços e áreas frias externas de obras novas ou retrofit, embora, nesse último caso, seja preciso quebrar o piso até chegar ao contrapiso ou à manta antiga.
“Para telhados, recomendamos a manta asfáltica com acabamento em alumínio, que reflete os raios solares, evitando o aquecimento dos ambientes internos. Isso, porque a manta asfáltica tradicional, quando recebe raios solares, fica insuportavelmente quente e deixa o ambiente abafado”, adverte Corte.
Quanto à garantia do produto, a NBR 9.952/2014 – Manta asfáltica para impermeabilização, da ABNT, obriga os fabricantes a dar 5 anos de garantia para mantas asfálticas. Já quanto à validade, a estimativa de vida é de 10 anos e, depois desse tempo, é recomendável refazer o sistema.
“Dependendo do lugar da aplicação, ela pode durar mais ou menos”. Por exemplo, a impermeabilização dura muito menos ao lado de avenidas por onde passam caminhões que provocam vibrações no terreno ou em regiões com solo ruim do que em locais onde não há movimentação de solo. “Ali, a manta pode durar 30 anos”, acrescenta o diretor da Isoplan.
Como aplicar manta asfáltica – passo a passo
Para que a impermeabilização com manta asfáltica fique perfeita, a manta asfáltica deve ser aplicada por profissionais especializados. Dessa forma, é necessário usar maçarico de alta pressão com gatilho ligado a um botijão de gás, uma espátula e luvas. Além disso, se a área for muito grande, pode-se usar mais de um maçarico e mais de um botijão. Veja a seguir o passo a passo:
- Verificar se a superfície está limpa, seca e bem regularizada, com caimento para os ralos e meia-cana nas quinas, que eliminam os cantos vivos.
- Aplicar um primer, que é uma tinta de ligação, entre a manta e o local a aplicação. Aguardar o tempo indicado pelo fabricante.
- Quando o primer estiver seco, desenrolar a manta, que tem 1 m x 10 m, do ponto mais baixo para o mais alto.
- Com o maçarico, colar a manta na base. A chama do maçarico derrete a manta e a fixa à superfície.
- Para fazer o arremate, deve-se diminuir a intensidade da chama do maçarico. Com a espátula, assentar a manta de forma que ela fique bem fixa, sem vãos por onde possa entrar água.
- Quando um rolo de manta chegar ao fim, desenrolar outra manta e soldá-la sobre a outra. Nas emendas, é preciso sobrepor uma sobre a outra em 10 cm.
- Por fim, fazer o teste da lâmina d’água durante 72 horas para verificação da estanqueidade.
Erros comuns
De acordo com o engenheiro Corte, um dos erros mais comuns é o uso de equipamentos inadequados para o procedimento. Por isso, “o maçarico deve ser de alta pressão e com gatilho para que se forme uma labareda de fogo, como se fosse um lança-chamas. Se o maçarico não for bom, a manta não irá derreter da forma correta”, ele aponta.
Outro equívoco é não fazer a sobreposição necessária de 10 cm entre as peças. “Já vi transpasse de 2 cm, 5 cm”, e cita ainda a soldagem imperfeita, ou seja, quando não se queima a manta corretamente.
Finalmente, Corte fala da importância do engavetamento ou embutimento dos ralos. Os rodapés devem ser embutidos na parede, e não apenas colados. Se forem colados, após 2 ou 3 anos, a água começa a entrar por baixo da manta. Lembra ainda que, “na impermeabilização de uma laje, é preciso fazer um dente a 30 cm do piso para embutir a manta”.
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