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Publicado em 01/12/2017Dicas de como treinar sua equipe com técnicas de vendas
Adotar algumas técnicas de vendas, faz com que o seu negócio ganhe mais qualidade e credibilidade.Créditos: Oliver Le Moal / Shutterstock

Dicas de como treinar sua equipe com técnicas de vendas

Atender e conquistar fazem parte de um bom atendimento, principalmente quando a venda é fechada.

Como garanto que os clientes de hoje retornem à loja futuramente? Qual a melhor maneira de abordá-los? Perguntas como essas passam pela cabeça de donos e vendedores de lojas do varejo. Já pensou que, às vezes, sem querer, você mais assusta o seu cliente do que ajuda?  A forma como aborda quem circula pelo seu negócio é decisiva no processo de atendimento. Se você tiver técnicas de vendas e colocá-las em prática de maneira bem feita, a venda tem mais chances de sair; se for feita de qualquer jeito, há grande possibilidade do cliente sair e nunca mais voltar.                                                                                                                                       

Para que nem a sua loja, nem o seu vendedor fiquem no prejuízo, algumas técnicas de vendas são fundamentais, afinal, em tempos de crise, não dá para perder qualquer possibilidade. Entenda o perfil de cada cliente e utilize linhas de abertura interessantes e criativas. O famoso “posso te ajudar” pode parecer apenas comercial, então procure meios diferentes e mais amigáveis para abordar o seu cliente. Outro erro é pressioná-lo durante o tempo que ele estiver dentro da loja, isso só vai fazê-lo se afastar em direção à porta. Quebre a resistência natural que existe entre cliente e vendedor da melhor forma possível.

Pesquisa

Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, 58% dos clientes que dizem já saber o que comprar acabam procurando outros produtos e marcas na hora em que entram na loja. Isso mostra que o vendedor é capaz de influenciar em até 90% a decisão de compra. Para isso, ele deve estar disponível para esclarecer dúvidas e oferecer o que for melhor para o cliente.

“Hoje não funciona apenas ser comunicativo e muito menos tentar empurrar mercadorias para atingir metas ou favorecer um determinado fornecedor. O vendedor deve ser um consultor, para atender às reais necessidades do cliente”, ensina Wlamir Bello, consultor do Sebrae de São Paulo, que aponta os principais “pecados” do vendedor e oferece dicas que evitam práticas prejudiciais às vendas.

Falhas que devem ser evitadas

  • Não ouvir o cliente
  • Não conhecer os produtos que o cliente precisa
  • Demonstrar falta de interesse para buscar soluções dentro das linhas de produtos disponíveis na loja
  • Falar mal de uma determinada marca
  • Atender vários clientes ao mesmo tempo
  • Descuidar da própria aparência
  • Pressionar o cliente e ficar cercando-o de forma invasiva

Técnicas de Venda que funcionam

  • Conhecer os produtos e os clientes que frequentam a loja
  • Identificar as necessidades do cliente
  • Ser sociável e atencioso
  • Usar uniforme, caso a loja forneça
  • Demonstrar vontade de colaborar
  • Não confundir rapidez com eficiência
  • Oferecer facilidade de pagamento
  • Manter-se ocupado, isso demonstra que você não ficará em cima do cliente o tempo todo

Outra forma de alavancar os lucros de sua revenda é selecionando bons fornecedores de materiais. Saiba que pontos analisar antes de escolher.Botão Site

 

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