Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 17/08/2017Conheça os 10 mandamentos básicos da ética profissional

Conheça os 10 mandamentos básicos da ética profissional

Inserir condutas de ética profissional no seu negócio pode ser a chave para um ambiente de trabalho organizado, saudável e harmônico

A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, costume ou modo de ser. Porém, o real sentido desse  termo se inspirou na expressão grega ethike philosophia, que significa filosofia moral ou filosofia do modo de ser. Assim, ética profissional pode ser entendida como o conjunto de práticas que determinam a maneira adequada de exercer qualquer profissão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching*, “a ética profissional engloba um conjunto de valores e de normas responsáveis por orientar a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho e em todas as situações relacionadas à organização, a fim de que sua reputação seja preservada”.

 

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal na qual um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

 

Embora os padrões éticos estejam baseados em muitos aspectos pessoais, como a moral e a religiosidade, por exemplo, analisando algumas situações, é possível definir o quanto a postura de um profissional está de acordo com a ética no ambiente trabalho.

Importância da ética profissional

  • Melhora a relação entre funcionários e chefes
  • Auxilia na organização da empresa
  • Aumenta a motivação no trabalho
  • Reduz conflitos internos
  • Pode ajudar a reduzir problemas de saúde
  • Atrai e retém bons funcionários

É por meio da ética que se dão as relações interpessoais, inclusive no trabalho, tendo como consequência o respeito, o bem-estar e uma boa convivência no ambiente profissional.

José Roberto Marques, um dos pioneiros em coaching no Brasil, reforça o conceito: a ética profissional é baseada nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente corporativo.

Os 10 mandamentos da ética profissional

  1. Ser honesto, honrado e digno em qualquer situação
  2. Nunca fazer algo que não possa assumir perante os colegas de trabalho, os superiores, e ao público
  3. Ser humilde, tolerante e flexível para ouvir críticas e sugestões
  4. Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém, que não seja pelas costas
  5. A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Nunca deve-se mexer na mesa, gaveta, armário ou informações e documentos de outra pessoas, em qualquer circunstância
  6. Em discussões internas, assumir os valores, princípios e as consequências dos atos  
  7. Fofocas e comentários maldosos devem ser eliminados, mesmo que pareçam fazer parte do grupo
  8. A relação hierárquica e de equipe não deve considerar amizades nem antipatias pessoais
  9. O crédito deve ser dado a quem merece, “o outro” jamais deve aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio
  10. Ao errar, reconheça, mas sem exageros. Dizer que não vai acontecer de novo e que o ocorrido será remediado já é o bastante

A ética profissional e seus funcionários

É importante que os funcionários da empresa entendam que a ética profissional é como o conjunto de normas e regras, que devem ser seguidas para construir um ambiente saudável, amigável e produtivo. Além de ser determinante para o crescimento da empresa.
Assim, o profissional é reconhecido não só pelos seus conhecimentos técnicos, mas pelo bom relacionamento com os colegas de trabalho e o seu comportamento no cotidiano de trabalho.

Outra dica para evitar problemas em sua loja é computando todas as informações do estabelecimento. Você sabe como organizar o cadastro de seus fornecedores?

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X