Publicado por Votorantim Cimentos em 17/10/2022Conheça 4 tipos de plantas e cortes
As plantas e cortes nada mais são do que representações gráficas. Créditos: istock

Conheça 4 tipos de plantas e cortes

Conhecer os tipos de plantas é fundamental para que a construção atenda às necessidades previstas pelo projetista ou engenheiro.

Os desenhos técnicos fazem parte do projeto e servem para guiar e demonstrar as interações estruturais que ocorrerão na obra. Esses desenhos, geralmente, são plantas e cortes que servem como referência para executar cada pavimento de um prédio, por exemplo. Os tipos de plantas e cortes nada mais são do que representações gráficas. 

CONHEÇA 4 TIPOS DE PLANTAS E CORTES

Planta baixa: as plantas são representações gráficas de partes da edificação. A planta baixa é um desenho técnico dessa construção que tem como referência um corte imaginário cuja altura é de 1,50 m do piso. Ela representa os espaços que serão construídos, como sala, cozinha, banheiro, quarto, entre outros.

Planta executiva: esse tipo de planta deve detalhar a construção para cada um dos profissionais que está envolvido nela, desde projetistas e engenheiros até pedreiros, que devem receber esse material gráfico e utilizá-lo como guia na hora de executar os processos. É preciso ter cuidado, principalmente, com as interferências em instalações elétricas e hidráulicas na alvenaria, evitando que se enxergue de forma errada e se façam furações em locais não permitidos. Nas plantas executivas, é preciso colocar todas as cotas, níveis e detalhes para ajudar na compreensão de quem está fazendo a leitura.

O corte é uma representação gráfica de trecho de uma obra. Diferentemente da planta, o objetivo do corte é mostrar a dimensão vertical da edificação.

O corte longitudinal funciona da seguinte forma: ele passa entre a construção, da frente para os fundos.

Já o corte transversal é orientado de uma lateral a outra. Ele demonstra com maior nível de detalhes a representação de elementos, como paredes, portas, janelas, entre outros. É possível também verificar a posição dos elementos estruturais e da cobertura. É fundamental que se indique na planta como deve ser o sentido de visualização para que não ocorram erros de interpretação. 

Corte de localização: esse tipo de planta impacta diretamente as divisas do terreno. Ele serve para demonstrar as medidas mínimas de afastamentos frontais e laterais em relação a essas divisas e é fundamental para auxiliar os engenheiros na locação de obras.

É preciso evidenciar nesse tipo de planta:

  • cotas gerais do terreno; 
  • cotas angulares; 
  • cotas de passeios e ruas; 
  • cotas gerais e parciais da edificação; 
  • indicação de alinhamento predial; 
  • indicação de passeio e da rua; 
  • indicação geográfica do Norte;
  • nome da planta e escala utilizada;
  • entre outros dados.

Para saber mais sobre projetos arquitetônicos, acesse https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/projeto-arquitetonico-pandemia/

  • Close-up of an engineer planning a hand-drawn design. with architect equipment Architects talking at the table Teamwork and workflow concepts
Compartilhe esta matéria
22707

Mais lidas

Veja também

X