
Manual da Construção Industrializada é nova ferramenta para o setor
Publicação vai orientar a tomada de decisão sobre a escolha de soluções em sistemas construtivos industrializados utilizados nas obras
Um trabalho coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que contou com o apoio da Universidade de Brasília (UnB) e das principais entidades representativas do setor, resultou na elaboração do Manual da Construção Industrializada.
Agora, engenheiros, arquitetos, projetistas de estruturas e técnicos da construção civil têm acesso a uma ferramenta para auxiliá-los na orientação e na tomada de decisão sobre a escolha de soluções em sistemas construtivos industrializados utilizados em suas obras. O Manual vai funcionar como um norte para o planejamento, projeto, contratação e fiscalização de obras públicas e privadas.
Esse era um pedido antigo dos vários segmentos que atuam na cadeia produtiva da construção. “O Manual constitui um marco referencial da ação articulada e coordenada entre o governo e o setor privado para fazer frente aos desafios de avançar, de modo mais célere, a construção civil brasileira rumo à industrialização, objetivando ganhos de produtividade e competitividade”, afirma o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira.
A publicação oferece um conjunto de informações para orientar as práticas de planejamento; projeto, incluindo as etapas de especificação, quantificação e orçamento das obras; contratação; fiscalização e aceitação de obras públicas ou privadas, com aplicação de componentes, elementos e sistemas construtivos industrializados. O foco da primeira edição é Estrutura e Vedação, incluindo estruturas e sistemas em concreto, aço, drywall, painéis mistos de concreto com blocos cerâmicos, steel frame e wood frame.
Para a presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Íria Doniak, a publicação é marco decisivo no processo de difusão dos conceitos e do uso de sistemas construtivos industrializados que, comprovadamente, permitem uma maior produtividade e eficiência para a execução de obras em diferentes segmentos da construção civil.
“O Manual da Construção vem complementar as diversas ações desenvolvidas nos últimos anos por nós da Abcic e também por outras entidades representativas da área da construção, no sentido de conferir maior confiabilidade ao processo de produção e aplicação de sistemas construtivos industrializados”, afirma Íria.
Nesta primeira edição, o Manual foca as etapas de planejamento e contratação de obras e se destina aos agentes que atuam na construção civil de forma geral, especialmente arquitetos e engenheiros, assim como instituições públicas e privadas, em empreendimentos de edificações e obras de infraestrutura. A previsão para os próximos dois anos é dar continuidade no desenvolvimento e aprimoramento da publicação.
Leia também Industrialização da construção civil avança no Brasil
Confira os cuidados necessários para uma boa gestão de mão de obra