
Reservatórios de concreto atendem alta demanda de armazenamento de água
Com grande capacidade de armazenamento de água, oferecem flexibilidade a indústrias, edifícios e condomínios residenciais
Os reservatórios de concreto são instalações presentes em projetos com alta demanda de armazenamento de água, como indústrias e edifícios ou condomínios residenciais. Sua capacidade de reserva é variável, determinada conforme as necessidades do projeto, o que permite o atendimento de diversas exigências de abastecimento de água.
A solução que permite o dimensionamento dos reservatórios sob demanda é o concreto armado, cuja execução se dá por meio de dois sistemas. Um deles consiste na montagem das peças que chegam prontas ao canteiro por meio do processo industrializado de pré-fabricação, e o outro se refere à concretagem das armaduras por meio de fôrmas e escoramentos – processo que caracteriza a moldagem in loco. Embora proporcionem flexibilidade à construção, os reservatórios de concreto são mais pesados e sua execução é mais demorada se comparados a outras opções de caixa d’água, como a metálica.
Como dimensionar o reservatório?
O primeiro passo é medir o consumo diário de água, calculado da seguinte forma: Quantidade de pessoas que ocupa o edifício x Consumo diário em litros x 2. Ou seja, a capacidade do reservatório deve ser o dobro do consumo diário.
Normas orientam a construção
Não existem normas técnicas da ABNT que tratem, especificamente, dos reservatórios de concreto. Dessa forma, as referências que apoiam a construção estão na NBR 6118 (procedimento para projeto de estruturas de concreto) e NBR 14931 (procedimento para execução de estruturas de concreto). Além desses materiais, a NBR 15577 oferece um guia para avaliação e prevenção da reatividade potencial no uso de agregados em concreto, fenômeno que pode originar fissurações ou deformações estruturais.
Manutenção
A manutenção dos reservatórios de concreto deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano, com intervalos de seis meses. Para controle da potabilidade da água, é necessário que as amostras sejam recolhidas diretamente das instalações, conforme orienta a NBR 5626 (instalação predial de água fria).
Leia também: Caixa impermeável