Publicado por Votorantim Cimentos em 30/01/2025SESMT – Medicina do Trabalho na construção civil
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são uma parte fundamental do setor.Créditos: Shutterstock

SESMT – Medicina do Trabalho na construção civil

Entenda o que é o SESMT e seu papel na promoção de saúde e segurança no ambiente laboral.

Os cuidados com os colaboradores são uma parte fundamental de todos os negócios, em especial dos setores que apresentam mais riscos, como a construção civil. Saber implementá-los corretamente faz toda a diferença para a saúde e a segurança no ambiente laboral. 

Nesse contexto, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) atuam para trazer benefícios individuais e coletivos aos trabalhadores. Para algumas atividades, e dependendo da quantidade de colaboradores, por exemplo, os SESMT são obrigatórios. 

Neste artigo, entenda como funciona o SESMT, sua importância para o ambiente de trabalho e como se manter dentro das regulações da construção civil por meio dele.

O que é SESMT?

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são uma equipe responsável por promover a saúde e a segurança de profissionais no ambiente de trabalho. 

O SESMT tem como objetivo prevenir doenças ocupacionais e definir diretrizes para garantir o bem-estar de todos os colaboradores.

E o que é Medicina do Trabalho?

A Medicina do Trabalho é o setor que capacita os colaboradores sobre práticas de saúde ocupacional e segurança laboral. 

Para isso, realiza atividades de treinamento e campanhas de conscientização. Também aplica procedimentos médicos para prevenir problemas, como exames médicos admissionais, demissionais ou periódicos.

SESMT na construção civil

O serviço do SESMT é definido pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR 4) e orienta a presença de alguns profissionais no setor: 

  • médico do trabalho — responsável por atender os colaboradores;
  • engenheiro de segurança — analisa o ambiente de trabalho para minimizar riscos de acidentes e doenças;
  • técnico de segurança — responsável por colocar em prática as diretrizes de segurança e saúde no ambiente de trabalho;
  • enfermeiro do trabalho — presta assistência em saúde ao colaborador;
  • auxiliar de enfermagem do trabalho — ajuda os colaboradores em exames, medicações e procedimentos conduzidos por enfermeiros.


SESMT e normas regulamentadoras

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho tiveram origem com a NR 4. 

No entanto, outras Normas Regulamentadoras também evidenciam a importância da equipe do SESMT, como:

  • NR 18 — estabelece as principais regras de saúde e segurança na construção civil;
  • NR 7 — estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), responsável por mitigar riscos ocupacionais e preservar a saúde dos colaboradores.

O SESMT contribui para que essas NRs sejam aplicadas no ambiente de trabalho, em especial na construção civil.

Atividades do SESMT na construção civil

Na construção civil, a equipe do SESMT se volta para a prevenção de acidentes e a preservação do bem-estar dos profissionais. 

Isso beneficia tanto os colaboradores quanto a produtividade geral, reduzindo custos com potenciais riscos ocupacionais.

As principais atividades do SESMT no setor envolvem:

  • análise de riscos;
  • prevenção de acidentes;
  • treinamentos de segurança;
  • campanhas de promoção da saúde ocupacional.


Implementação do SESMT na construção civil

A implementação das recomendações do SESMT pode ser realizada por meio de uma série de ações. Algumas delas são: ministrar palestras e treinamentos, instruir sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais seguros e manter uma carga horária equilibrada de trabalho.

Conhecer as Normas Regulamentadoras do setor e adotar as práticas recomendadas pelos órgãos de proteção à saúde e segurança laboral também é fundamental.

Observar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho da construção civil deve ser uma tarefa contínua e feita com responsabilidade para proteger os colaboradores e a própria obra. 

Dessa forma, é possível estabelecer práticas mais seguras que auxiliam no bem-estar dos profissionais, atendem aos requisitos do SESMT e estão em conformidade com as normas.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Compartilhe esta matéria
26710

Mais lidas

Veja também

X