
Erros comuns para evitar na obra
Falta de planejamento, medições incorretas e escolha inadequada de materiais são algumas falhas a se atentar.
Em um conteúdo anterior, falamos sobre alguns dos erros mais comuns em obras e como evitá-los para preservar o investimento e o tempo dos responsáveis por uma construção.
Afinal, qualquer falha, por menor que seja, pode representar retrabalhos enormes, demandando recursos humanos e financeiros, além de comprometer a confiabilidade do empreendimento.
Pensando nisso, desenvolvemos a segunda parte do nosso guia sobre os erros mais comuns em obras. Quanto menos falhas você cometer no processo, menores são os riscos de perder clientes e maiores as chances de ser recomendado para outros projetos.
Continue a leitura para saber mais e se preparar.
1. Falta de planejamento
Falar sobre os perigos da falta de planejamento em uma obra parece um tema batido e clichê, mas a verdade é que essa situação ainda acontece com bastante frequência.
Para evitar parecer amador e ser pego de surpresa com custos não planejados, recomendamos que você coloque literalmente tudo relacionado à obra na ponta do lápis.
Use planilhas e documentos físicos e digitais, por exemplo, para medir o orçamento, montar o cronograma, identificar quais materiais serão utilizados, verificar quais lojas possuem preços ou condições mais atraentes, entre outros.
Antes de realmente dar início aos trabalhos, tenha certeza de que não se esqueceu de nada que possa prejudicar seu projeto mais adiante.
2. Medições incorretas
Erros de medição podem levar a problemas sérios na construção, como paredes fora de esquadro, desníveis e incompatibilidade de peças.
Esses erros geralmente ocorrem devido à falta de atenção ou ao uso de ferramentas inadequadas, mas também por inexperiência.
Para evitá-los, utilize ferramentas de medição precisas e verifique as medidas várias vezes antes de executar qualquer corte ou montagem. Se possível, considere investir em instrumentos de medição eletrônicos, que oferecem maior precisão, e treine seus profissionais para usá-los corretamente.
3. Escolha inadequada de materiais
O barato, em geral, sai caro! A economia pode ser um problema se você der preferência somente a materiais de qualidade duvidosa, de marcas que não são referência no mercado ou que prometem preços milagrosamente menores que os concorrentes.
Pesquisar pelo menor preço é válido e importante, mas focando em materiais de alta qualidade, para que seu projeto seja concluído com segurança e confiabilidade.
4. Não considerar as condições do solo
Realizar construções sem fundações adequadas, que consideram apenas a camada mais superficial do terreno e deixam de lado propriedades geotécnicas importantes, pode comprometer um projeto inteiro, gerando rachaduras e até afundamentos.
Para fugir dessa situação e evitar graves problemas no futuro, não deixe de contratar uma empresa ou profissionais que saibam analisar o solo do local e atestar sua qualidade e compatibilidade com a obra a ser construída.
5. Negligência com a segurança
Nada é mais valioso do que a vida humana, e a negligência com a segurança pode colocá-la em risco rapidamente em um ambiente de construção civil!
Afinal, em um canteiro de obras, existem inúmeros fatores que podem gerar perigo para todos, incluindo pessoas que não estão envolvidas com o projeto.
Para evitá-los, adote uma política rigorosa de segurança do trabalho, com o uso indispensável de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), treinamentos constantes e colaboradores responsáveis por verificar diariamente se todos os protocolos estão sendo seguidos.
Não se esqueça de incentivar comportamentos prudentes e de recompensar seus colaboradores por manterem um ambiente limpo e seguro para todos.
Chegamos ao fim de mais um guia sobre erros comuns em obras. Agora você sabe ainda mais como se preparar para gerir um projeto do início ao fim sem correr riscos desnecessários. Garanta que todos os envolvidos estejam na mesma página que você antes de iniciar os trabalhos e, certamente, sua obra será bem-sucedida!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por https://www.mapadaobra.com.br/gestao/aprenda-organizar-sua-obra/.