
Como escolher funcionários da sua loja de materiais
Na hora da contratação é preciso levar em conta fatores como carisma, pró-atividade e habilidade de relacionamento interpessoal
Escolher uma equipe capacitada para a loja de varejo de materiais de construção não é uma tarefa fácil, porém é de tamanha responsabilidade e impacta diretamente no sucesso do negócio, afinal, é o atendimento que irá atrair clientes e fazê-los ou não voltar.
De acordo com dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) o cenário para contratação é muito positivo e para 2019 a previsão é de contratar até 15% mais funcionários do que no ano passado. Para o presidente da associação, Cláudio Elias Conz, a principal qualificação é a vontade de servir, pois quem trabalha no varejo tem como principal atividade atuar no comércio e tem como obrigação essa característica de auxiliar as pessoas, no caso, o cliente. “Quando o consumidor encontra na loja e nas pessoas alguém de confiança que o orienta corretamente e o ajuda de verdade ele fica extremamente fiel àquela loja e vendedor”, orienta Conz. Além disso, o funcionário precisa estar sempre atualizado e se preocupar com qualificação e treinamento, buscando aprender, além de trabalhar no sentido de que a relação de confiança dele com o consumidor é o que irá determinar o sucesso.
Para começar, uma equipe reduzida é a opção mais vantajosa e econômica. A quantidade de funcionários a serem contratados está diretamente ligada ao tamanho da loja e recomenda-se a escolha dos seguintes profissionais com as qualificações abaixo:
Gerente
Essa função geralmente é executada pelo dono da loja que precisa ter capacidade para lidar com imprevistos, atuar preventivamente, ter raciocínio lógico e crítico e ter conhecimento de gestão empresarial.
Vendedor
O profissional precisa além de ter carisma, saber negociar, ser proativo e ter educação com os clientes, além de um bom relacionamento interpessoal para lidar com colegas, fornecedores e clientes e também inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
Caixa
Esta função pode ser intercalada com o Gerente e seu ocupante precisa ter conhecimentos matemáticos, honestidade, ética, raciocínio lógico e desenvolvido, cortesia e educação com clientes e colegas.
Invista em treinamento
Em pesquisa realizada pelo SEBRAE com empreendedores do ramo é possível começar com apenas 4 pessoas, devendo ajustar esta quantidade a todo período que a loja estiver aberta e a escolha dos funcionários é realizada, geralmente, pelo próprio dono do negócio. Na hora da contratação é preciso levar em conta alguns fatores como carisma, pró-atividade e habilidade de relacionamento interpessoal, além de alguma experiência com o tipo de negócio e conhecimento dos produtos que serão comercializados na loja.
Um dos maiores problemas enfrentados pelos lojistas do varejo de materiais de construção é a alta rotatividade. Para evitar ao máximo é preciso investir na retenção de funcionários através de capacitação, reciclagem, prêmios e incentivos tais como treinamentos e vantagens. Outro fator importante é a valorização do funcionário. Uma das alternativas, por exemplo, é o programa Juntos Somos +, que fornece cursos e prêmios aos funcionários quando se acumula pontos que podem ser trocados por esses itens.
Para saber mais sobre a capacitação de funcionários da sua loja de varejo, acesse:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/capacitacao-profissional-de-seus-funcionarios-ja-pensou-nisso/