Publicado em 16/01/2017Sustentabilidade na construção civil
Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção

Sustentabilidade na construção civil

Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cartilha com orientações para sustentabilidade na construção civil

É cada vez mais comum ouvir falar sobre sustentabilidade, pois, com a mesma velocidade com que as pessoas passam a se conscientizar, os problemas ambientais ganham proporções ainda maiores. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades com objetivo de suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. E também existe sustentabilidade na construção civil!

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Desta maneira, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Vantagens nas ações

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta a indústria da construção como o setor que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Além disso, estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção.

A Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, define sustentabilidade na construção civil como: “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”, enfatizando “a adição de valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades”.

ABC da sustentabilidade na construção civil

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibiliza uma cartilha que traz orientações sobre como fazer moradias sustentáveis que gerem economia e durabilidade. O objetivo é difundir práticas de obras sustentáveis, permitindo a otimização dos recursos financeiros e naturais investidos. A publicação Construções e Reformas Particulares Sustentáveis faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, do MMA.

A cartilha traz um mapa que mostra, em cada cômodo da casa, quais são as opções para execução de uma obra dentro dos conceitos de sustentabilidade e aponta quais são as melhores disposições dos ambientes em uma residência para garantir o grau adequado de insolação e ventilação natural de cada lugar.

 

Análise de ecoeficiência feita pela Votorantim Cimentos revela que argamassa industrializada causa menor impacto ambiental.

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X