Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Benefícios do Concreto de Alto Desempenho (CAD)

Compreenda como é possível obter o concreto de maior resistência e qualidade para atender as necessidades de sua obra

Publicado em 02/04/2018Problemas com fissuras em paredes e pisos de concreto?
Fissuras podem ocorrer por retração ou movimentação. Importante se atentar as formas de prevenção para evitá-lasCréditos: Shutterstock

Problemas com fissuras em paredes e pisos de concreto?

Juntas de dilatação e dessolidarização são fundamentais para evitar fissuras provenientes de movimentações

Fissuras em paredes e pisos de concreto são problemas que afetam a maioria das obras de construção civil. Porém, as formas como essas fissuras surgem são diversas e o mais importante para o engenheiro é conhecer as causas para poder realizar ações preventivas que evitem essas deformações.

De acordo com Marco Antonio de Carvalho, engenheiro da Dinâmica Engenharia, normalmente as fissuras podem ocorrer por retração. Essa retração pode ocorrer nos primeiros dias e está muito relacionada com o teor de cimento da argamassa.

“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.

Outro tipo de fissura que pode ocorrer, diferentemente da fissura por retração que aparece nas primeiras horas da obra, é a por movimentação. Tanto a estrutura quanto o contrapiso podem sofrer com essas fissuras, que só se formam ao longo do tempo.

“Às vezes a estrutura, dependendo do módulo de elasticidade do concreto, se tiver uma rigidez menor, essa pouca rigidez pode provocar movimentação na estrutura e fissuras no revestimento de piso e argamassa de reboco”, ressalta Carvalho.

Essa questão da estrutura depende também do uso porque, algumas vezes, quando a edificação começa a ter movimentação, começa a ser ocupada, por exemplo, em área de garagem, com trânsito de veículos, com exposição solar, maior incidência de calor e dias mais quentes, podem propiciar essa movimentação na estrutura, causando fissuras em paredes e pisos.

Outro cuidado que deve ser tomado são nas áreas que devem ser impermeabilizadas onde tem piso flutuante ou piso sobre manta, por exemplo. Normalmente, podem ocorrer fissuras por conta das variações de temperatura que geram o aquecimento daquela manta por baixo do contrapiso.

Métodos para evitar as fissuras em paredes e pisos

No caso das fissuras por retração, a dica é tentar fazer um traço com a adição do menor consumo de cimento, para evitar que ocorra a deformidade. De acordo com o engenheiro da Dinâmica, normalmente, o traço reduz um pouco a quantidade de cimento e aumenta demais a quantidade de outros componentes, que seriam normalmente sílica.

“Não consegue se reduzir a composição de cimentos substituindo por outros tipos de componentes. E na questão de fissuras por movimentação, normalmente, a gente coloca juntas de dilatação, então, no reboco”, explica Carvalho.

As juntas de dilatação devem ser colocadas a cada 2 metros justamente para prevenir a ocorrência de fissuras por movimentação, por variação de temperaturas, e na extremidade de mantas de impermeabilização. “Nos primeiros 30 cm também é importante colocar um friso fazendo uma junta de dilatação porque ali é o lugar que, geralmente, pode fissurar pela dilatação da manta”, ressalta Carvalho.

Outro tipo de prevenção que deve ser realizada é com a colocação de juntas de dessolidarização. As juntas de dessolidarização funcionam para evitar o contato entre o revestimento de parede com o contrapiso. Caso o revestimento de parede transfira para o piso seus esforços pode ocorrer uma movimentação que pode gerar fissuras. Portanto, é necessário estabelecer essa junta de dessolidarização para prevenir essa ocorrência.

 

Silo de argamassa: otimize o fornecimento de materiais da suas obras 

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Concreto de Alto Desempenho (CAD) para obras

Baixe o e-book grátis e descubra os benefícios e usos do tipo de concreto que consegue alcançar as maiores resistências

Mapa da Obra - E-book