Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 22/07/2017Leveza do concreto celular ajuda a economizar na obra
A formação de bolhas de ar deixa o concreto com densidade bem menor em comparação ao convencional

Leveza do concreto celular ajuda a economizar na obra

Ao proporcionar estruturas mais leves, o produto diminui o consumo do material em até 30% e contribui para a redução de desperdícios

Na categoria de concretos leves, o concreto celular é um dos mais utilizados. Também conhecido como concreto espumoso, o material é composto por agregados convencionais (areia e brita), cimento Portland e água.

Em sua mistura há o acréscimo de um agente expansor (aditivos ou espuma especial), responsável por criar diferentes bolhas de ar. A formação desses poros artificiais deixa o concreto celular com densidade bem menor em comparação ao convencional.

O concreto celular é leve mesmo

Enquanto a massa específica aparente (em estado seco) do concreto celular varia entre 300 kg/m³ e 1850 kg/m³, a do comum oscila de 2300 a 2500 kg/m³. Além do reduzido peso específico, o concreto celular tem excelente capacidade de isolamento termoacústico, o que contribui para adequar uma obra à Norma de Desempenho de Habitações ABNT NBR 15.575.

Essas características tornam o material indicado para ser aplicado em estruturas que não sofrem sobrecargas. Os blocos são ideais para vedar vãos e preencher lajes nervuradas, enquanto os painéis armados atendem paredes ou lajes.

Vantagens e Desvantagens

Embora a produção do concreto celular seja semelhante à do convencional, a diferença está na adição dos aditivos ou do agente expansor (espuma na betoneira), o que torna seu custo mais elevado.

Por outro lado, ao proporcionar estruturas mais leves, a solução diminui o consumo de concreto em até 30% e pode contribuir para a redução do desperdício na obra.

Outra questão importante é que as vedações verticais feitas com o material, mesmo com a adição de fibras de polipropileno, podem apresentar fissuração por retração com o passar do tempo. No entanto, ao empregar tratamento impermeabilizante e parede de reforço, os problemas estruturais podem ser suprimidos.

Fornecimento do material

Para a produção de blocos com o concreto celular, o problema está na baixa quantidade de fornecedores e fabricantes. A Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos, é uma das empresas que possuem a tecnologia e a capacidade produtiva necessárias para atender a esse mercado consumidor.

Conheça as vantagens de utilizar concreto dosado em central na sua obra

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.