Publicado em 22/04/2015Monte seu negócio: como definir a localização

Monte seu negócio: como definir a localização

Na segunda reportagem da série, veja como definir uma localização para o novo ponto de venda

Na série Monte seu Negócio, o Mapa da Obra ensina o empreendedor a entender o ambiente onde está a melhor oportunidade de lucros e de sucesso. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), definir a localização e escolher o imóvel para a instalação da loja é uma das decisões mais importantes do vendedor de material de construção.

Seus potenciais clientes vivem numa região relativamente pequena, do entorno da loja – é daí que sai a maior parte das vendas. Considere abrir o negócio em bairros residenciais com alta densidade populacional (muitos prédios, principalmente), e de fácil acesso, ligados a grandes e movimentadas avenidas, bem servidos de linhas de metrô, trem e ônibus. O acesso seguro, amplo, bem sinalizado e iluminado encoraja o cliente a chegar até o varejista. Oferecer um estacionamento, mesmo que pequeno, também é fator indispensável.

Se a loja estiver próxima de pontos de ônibus ou estações de metrô, melhor ainda – e a questão, aqui, não é só o acesso do cliente, mas também o transporte dos funcionários. Além de procurar um bairro com boa infraestrutura de serviços como bombeiros, hospital, polícia, correio, coleta de lixo – inclusive recicláveis -, água, eletricidade, telefone e cabeamento para internet, a região deverá ser segura, na medida do possível, para evitar os assaltos.

Uma dica importante é observar se na área da cidade onde o negócio será aberto há novos bairros em formação, loteamentos ou empreendimentos imobiliários em conclusão, porque ali muitas unidades residenciais deverão sofrer reformas. O imóvel escolhido tem de estar num ponto em que a Lei de Zoneamento permita abrir portas de comércio, e o acesso de caminhões (dos fornecedores e da própria loja, para fazer entregas).

Estar próximo de fornecedores que só vendem no atacado (e que não são empresas concorrentes, portanto) poderá influenciar na boa formação dos preços de venda dos produtos. Por fim, antes de abrir sua loja de material de construção, nunca perca de vista:

– o objetivo do seu negócio;
Рo p̼blico-alvo que se quer atingir;
Рa popula̤̣o dos arredores;
– a concorrência já existente, ou potencial nas redondezas;
– as condições do imóvel;
– as vias de acesso.

Faça sempre um check list antes de decidir!

Quer saber como resolver questões legais e obter alvarás ou registros? O Mapa da Obra oferece dicas na próxima reportagem da série “Monte seu Negócio”.Botão Site

 

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