
7 dicas de venda matadoras para vencer a crise do mercado da construção civil
A crise do mercado da construção civil afetou todos os comerciantes do setor que, agora, buscam alternativas para reverter essa situação
Depois de um ano muito conturbado e com as vendas caindo vertiginosamente, para 2017 a expectativa era acabar com a crise do mercado da construção civil, que atingiu todos os setores da construção, incluindo queda nas vendas e menos empregos. De fato, houve uma tímida melhora no mercado nos índices levantados por diversos institutos de pesquisa. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para, ao menos, estabilizar a economia e o mercado.
Uma ação importante nesse processo é o momento da venda. Você está investindo nelas: tratando os clientes com atenção e se especializando? Confira 7 dicas para se recuperar e deixar a crise no mercado da construção civil para trás:
1.Vendedor vencedor. Como pensar fora da caixa?
É preciso saber vender soluções para construção ou reforma. Descubra o poder de cada um dos vendedores. Conheça tudo o que está disponível nos estoques da loja e faça as melhores indicações para cada obra. Assim, se tornará referência em vendas de material de construção;
2.Gostar de pessoas
Tenha vocação para atender não só perfis diferentes de consumidores, como também suas necessidades e até os sonhos de cada um deles. É importante ser orientador em fases da obra e estar apto a fazer indicações;
3.Nível de conhecimento
Você conhece todos os sistemas e etapas de uma construção ou reforma? Buscar conhecimento é fundamental para poder oferecer uma gama maior de produtos e vender mais;
4.Nível de Especialização
Quanto mais especializado for um vendedor, melhor ele irá atender, vender e, consequentemente, ganhar mais. Procure fazer cursos disponibilizados pelo Sebrae e pela Anamaco, por exemplo;
5.Qual potencial da loja?
Qual é o seu maior concorrente do setor? Quantas lojas existem no seu bairro ou na sua cidade? Analise se você está fazendo algo diferente deles e, se não estiver, procure inovar;
6.Planejamento
Para impulsionar suas vendas e sair da crise do mercado da construção civil é preciso fazer um planejamento ambicioso. Por exemplo, aumente sua meta de vendas de 6 meses em 20%, o que seria 3,33% de aumento ao mês;
7.Gestão do resultado
Procure conversar ou faça uma pesquisa de como os clientes lembram de você. Compare o número de atendimentos da loja com o número de vendas. Desta maneira, é possível identificar falhas e melhorá-las.
Agora, com estas 7 dicas ficará muito mais fácil para você concluir suas vendas e, inclusive, ajudar seus clientes a escolherem os melhores produtos.
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