Publicado em 26/07/2018Qual o piso ideal para seu cliente
Para obter o melhor desempenho do piso cerâmico é importante utilizar uma argamassa de revestimento de qualidadeCréditos: Shutterstock

Qual o piso ideal para seu cliente

Saiba mais sobre dois dos pisos mais comuns e suas especificidades

A escolha de um piso, muitas vezes, faz com que o cliente passe horas dentro da loja de materiais de construção. A análise minuciosa precisa compreender não só os aspectos visuais do revestimento, mas também as suas principais características para entender qual é o piso ideal para o local a ser colocado. Existem diversos pisos que podem ser aplicados, como: cerâmico, de madeira, porcelanato, granito, mármore, vinílico, entre outros.

No momento de escolher seu piso, é importante conferir também a sua resistência e sua metodologia de aplicação. Além disso, verificar as necessidades e formas de impermeabilização facilita o processo posteriormente e reduz os riscos de um possível problema derivado de um erro em algum desses procedimentos.

Qual é o piso ideal?

Piso de madeira

A melhor utilização para o piso de madeira vai depender da natureza biológica da mesma. De acordo com Ana Maria Fasanella, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, existem madeiras apropriadas para tomar chuva, que podem ser utilizadas para a área externa, mas também existem madeiras que se forem aplicadas na área externa acabam apodrecendo.

“De uma maneira geral, a madeira é uma base, um coringa para se usar como suporte. Você coloca elementos que chamam mais a atenção e ela vira protagonista na sua aplicação, então, ela é muito versátil”, explica a professora.

A forma de impermeabilizar também deve variar conforme o lugar. Normalmente, placas e pedaços de madeira são possíveis de colar ou parafusar. Essa impermeabilização, no entanto, deve ser realizada para manter o piso seco e não é tão complexa quanto a impermeabilização de concreto. O piso também precisa estar liso, desempenado e se estiver na área externa, ser impermeabilizado em sua base antes da fixação.

Piso cerâmico

De acordo com a docente de arquitetura do Mackenzie, a indústria cerâmica atual dispõe de uma alta tecnologia em que é possível fazer variadas peças com diversos formatos. “Hoje se faz peças de todos os formatos, de todas as texturas, com todas as espessuras e dimensões. Você tem uma gama muito ampla”, ressalta.

As peças cerâmicas podem ser polidas, lisas, texturizadas ou até mesmo em 3D – tendência que fornece volumetria para a própria placa. A matéria prima vai conferir resistência ao desgaste e os pisos cerâmicos podem ser usados em locais internos ou externos. Deve-se atentar e não colocar nenhuma cerâmica lisa em locais que estejam expostos à chuvas, por exemplo, tendo em vista que isso tornaria o piso escorregadio e propicia acidentes.

Cuidados

  •         Contrate uma equipe especializada para realizar a aplicação de qualquer tipo de piso. Esse cuidado evita o desplacamento e problemas derivados de uma má execução;
  •         Realize as manutenções quando necessárias, de acordo com o material que comprar. Por exemplo, comumente, pisos de madeira exigem a aplicação de verniz em sua base. Não deixe de fazer a aplicação para garantir sua durabilidade;
  •         Verifique todas as características do piso, inclusive, sua resistência antes de decidir por sua aplicação

 

Com objetivo de suavizar os materiais aos quais são adicionados, os plastificantes incorporam melhorias significativas aos resultados finais das obras quando aplicados de forma correta.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X