Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como revitalizar sua loja de material de construção

Confira dicas para realizar um planejamento assertivo e revitalizar sua loja de material de construção com criatividade

Publicado em 30/08/2018Materiais para pintura de parede na sua loja
Pintura de parede deve ser feita com massa acrílica e tinta de qualidade que resistente às intempériesCréditos: Shutterstock

Materiais para pintura de parede na sua loja

Lojistas devem saber quais ferramentas utilizar e também como fazer a aplicação

Os materiais de acabamento e revestimento costumam dispor de um excelente valor agregado para as lojas de materiais de construção, incluindo os materiais para pintura.

De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas do varejo de material de construção cresceram 3% em comparação a maio e entre as categorias avaliadas, tintas e revestimentos cerâmicos foram responsáveis por impulsionar essa evolução, apresentando 3% de aumento nesse período.

Esse dado reforça, no entanto, a existência da demanda reprimida por reformas se movimentando no meio de 2018.

Para os lojistas de materiais de construção que trabalham com a venda no segmento de tintas ou com um mix de produtos que inclua o material, é necessário ter disponíveis em seu estoque não só as tintas, mas também ferramentas e materiais complementares que auxiliem na execução do serviço.

Além disso, é importante para os lojistas que os atendentes saibam como realizar a aplicação dos materiais para transmitir as informações corretas para o público final.

 

Execução com materiais para pintura de parede

O passo a passo para a pintura de parede exige cuidados e deve ser realizado por um profissional especializado. É importante regularizar a parede antes de passar a tinta, por exemplo. “Aplicamos uma demão de massa corrida, lixamos, depois aplicamos a segunda demão, aplicamos uma tinta à base d’água e depois utilizamos a tinta para acabamento, é importante utilizar uma tinta que resista às intempéries e tenha qualidade”, explica Thyago Libório de Paula, engenheiro da Queiroz Silveira.

Ao utilizar a massa acrílica, o pintor deve se atentar para escolher um produto de primeira linha. Depois de aplica-la, ele deve corrigi-la e voltar a retoca-la. “Os pintores têm uma claridade com uma lâmpada que fazem com que eles consigam enxergar as imperfeições da parede para fazer os retoques de reparos”, Leonardo Guimarães Andrade, engenheiro da Brasal.

A escolha das tintas depende do projeto de decoração. Existem diversas possibilidades e a alternativa escolhida deve contemplar o desejo do consumidor. Há texturas lisas, grafiatos, entre outras. De acordo com Andrade, da Brasal, as paredes dos apartamentos, geralmente, recebem cores brancas ou neutras e para as áreas comuns é determinado em projeto as cores e pinturas que serão realizadas.

 

Materiais e ferramentas

  • Lixa n° 150;
  • Fita-crepe;
  • Rolo de pintura;
  • Lona plástica;
  • Tinta;
  • Caçamba para tinta;
  • Gesso;
  • Massa corrida;
  • Misturador;
  • Trincha;
  • Espátula;
  • Equipamentos de Proteção Individual: luvas, botas, capacete, óculos de proteção e máscara.

 

Normas Técnicas

ABNT NBR 13245:2011 – Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície;

ABNT NBR 11702:2010 Versão Corrigida:2011 – Tintas para construção civil – Tintas para edificações não industriais – Classificação.

 

Conheça os procedimentos adotados por construtora para resolver trincas em parede:

Botão Site

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para revitalizar sua loja de materiais de construção

Baixe o e-book gratuito e aprenda como segmentar sua loja e desenhar um layout criativo para se diferenciar no mercado de materiais para construção civil!

Mapa da Obra - E-book
X