Votorantim Cimentos
Publicado em 27/08/2013Orçamento de obras

Orçamento de obras

Instituto de Engenharia ensina fundamentos técnicos e legais para gestores e engenheiros

Elaborar um orçamento com maior grau de certeza, fundado na legislação vigente, e conhecer novos conceitos sobre a formação de preços na construção exige profissionalização cada vez maior de administradores. Item importante de cálculos são os Benefícios e Despesas Indiretas (BDI), cuja complexidade é um dos pontos apresentados em cursos como o de Elaboração de Orçamento de Obras – Fundamentos Técnicos e Legais, oferecido pelo Instituo de Engenharia (IE), em São Paulo.
“Saber fazer um orçamento da forma correta é fundamental para o sucesso do empreendimento. Com o desenvolvimento da informática, as empresas podem contar com uma série de softwares, mas é preciso saber escolher aquele que melhor atende às necessidades, sem onerar a administração nem tumultuar a rotina já estabelecida”, explica o engenheiro civil e professor do curso, Maçahico Tisaka.
O curso é ministrado ao longo de um único dia, das 9hs às 18hs, e tem como público-alvo engenheiros, gestores, orçamentistas, advogados e diretores de empresas, além de profissionais do setor de fiscalização do governo, Tribunal de Contas e Ministério Público. Aborda ainda temas como legislação e mudanças de conceitos, formação de preços e cálculo do orçamento. O investimento no curso é de R$ 520 para associados do IE, e R$ 650 para não sócios. Mais informações sobre os próximos encontros: (11) 3466-9253 ou cursos@iengenharia.org.br.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também