O impacto da falta de planejamento na produtivade da

Concretagem

Alinhar com antecedência a logística do canteiro de obras é primordial para evitar atrasos e, consequentemente, aumento de custos

A etapa da concretagem das fundações e elementos estruturais, como: lajes, pilares e vigas, é uma das mais longas durante a obra de um empreendimento. Não é incomum, no entanto, que essa etapa se torne ainda mais demorada e atrase todo o cronograma de obras por conta de erros que poderiam ser evitados lá no início, quando se desenhava o projeto executivo daquela construção.


Antes de realizar a concretagem, é necessário que a construtora, a concreteira e os demais envolvidos neste projeto estejam previamente alinhados. Para isso, deve ser realizada uma reunião de obra para discutir, até mesmo, onde os caminhões-betoneira devem estacionar quando chegarem ao canteiro para descarregar o concreto.

“Neste momento, a gente apresenta para o cliente como funciona a nossa programação, quais as nossas restrições, com que antecedência ele tem que fazer o pedido, como ele pode fazer alteração, entre outros pontos. Esse é também o momento onde ele nos apresenta como a obra vai funcionar. Por exemplo, se tem restrição do horário de chegada da betoneira na obra ou de onde estacionar”, explica Ricardo Soares, gerente geral da Engemix.

Produtividade nas estruturas de concreto

De acordo com o engenheiro Ubiraci de Souza, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a produtividade nos canteiros de obra tem variado muito nos últimos anos. Recentemente, o professor realizou um estudo pela Produtime, em parceria com o SindusCon-SP, que contou com a participação de 12 construtoras.


Nele, ele pôde mensurar a produtividade homem/hora e constatou a importância de determinadas atividades em canteiro que fazem diferença quando se olha a produtividade do trabalho como um todo. “Para buscar a melhor produtividade é preciso entender quais as razões para essa produtividade variar”, ressalta o professor Ubiraci.

Uma dessas atividades,

por exemplo, é o ciclo da concretagem - onde se considera o tempo de estacionamento do caminhão, o descarregamento do concreto, a finalização desse processo e a troca de caminhões. O atraso nestas trocas de caminhão após o descarregamento do concreto, por exemplo, pode resultar em uma quantidade de profissionais parados no canteiro de obras e, consequentemente, em uma menor produtividade.


Além disso, para melhorar a produtividade nas estruturas de concreto é preciso considerar também a equipe que deve trabalhar nessa obra e alocar cada profissional em sua melhor posição no canteiro de obras. A Tarjab, por exemplo, realiza um projeto de produtividade em todo início de obra antes de alocar cada profissional em uma atividade. Com dados atualizados desses profissionais que compõem a equipe de canteiro de obras, uma equipe multidisciplinar ajuda na escalação desse time, que considera, por exemplo, suas características, habilidades e competências antes de definir qual a sua melhor posição na obra.

"O projeto de produtivade leva em consideração, exatamente, como é a

Qualidade

da minha mão de obra com relação a um determinado serviço que vou executar"

explica Sérgio Fernando Domingues, diretor técnico da Tarjab Construtora e Incorporadora

Outro ponto importante,

que deve ser considerado é o tipo de equipamento utilizado para a execução da concretagem. Podem ser utilizados, por exemplo, mastro, bomba de projeção, gruas, entre outros. A solução escolhida também deve interferir no resultado da produtividade dessa obra. Porém, antes de escolhê-la, é preciso realizar estudos de viabilidade econômica e também considerar a localização e espaço que se tem no canteiro de obras para receber o equipamento.


Algumas inovações podem auxiliar no aumento da produtividade. O concreto autoadensável, por exemplo, por possuir maior fluidez e não necessitar de espalhamento, reduz significativamente a necessidade de profissionais da obra nessa etapa e também agiliza o preenchimento das formas de pilares, vigas e lajes.

Quer saber mais sobre a ABNT NBR 8522:2017?

Leia a seção Norma Comentada do Mapa da Obra que trouxe explicações sobre o tema:

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