Conectar se tornou difícil
na infraestrutura que havia no bairro de São Cristóvão, desde 1925
O projeto de retrofit desenhado ali contemplava várias mudanças: reforma em todo o terminal existente; a construção de um novo terminal (o terminal 2); mais um conector interligando o terminal antigo com o terminal novo; parte da pista com ampliação e aumento das duas pistas (tanto secundária como principal); a criação de um novo pátio; e novas ancoragens e pátio de manobras para as aeronaves localizadas no terminal 2.
Para realizar todas essas otimizações foi necessária uma nova conexão. Formado por três grandes empresas da indústria da construção civil, o Consórcio Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Actemium conectou as empresas do ramo para tocar as mudanças desta obra de mobilidade, cada uma dentro das suas expertises. “Desde abril de 2018 já está em execução a modernização das pistas 17-35 e 10-28 do Aeroporto de Salvador. O escopo prevê também alargamento de taxiways existentes, execução de novas infraestruturas de elétrica/eletrônica, execução de novas redes de drenagem, execução de RESAs nas cabeceiras para garantir melhor segurança operacional. Para além da reformulação/modernização, está sendo construído um novo pátio de aeronaves e um novo Píer, com as respectivas vias de serviço”, ressalta Gonçalo Faria, coordenador de produção da Alves Ribeiro Construção – empresa portuguesa.
Para viabilizar a realização desta obra complexa, as empresas Teixeira Duarte e Alves Ribeiro buscaram um parceiro que conseguisse atender à demanda de qualidade de concreto e também às necessidades logísticas da obra. Neste processo de negociação, a Votorantim Cimentos aceitou o desafio de fornecer o material mais adequado para concretizar todas as conexões ali realizadas.
"A negociação comercial demorou em torno de 4 meses. Desde o primeiro contato até a assinatura foram, aproximadamente, 40 reuniões" , conta Grimaldi.
O concreto mais adequado para compor as áreas de taxiamento, no entanto, não era um concreto convencional. Com a necessidade de resistência adequada ao tráfego intenso, por conta do pouso das aeronaves, a Votorantim Cimentos forneceu para este local um concreto de alta resistência à tração na flexão (fctmk) com 5MPa e Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC) para reforço de todos os pavimentos (incluindo a base do novo pátio). "Esse concreto de alta resistência à tração na flexão é do tipo Pisomix da linha Hi-Mix de concretos especiais", conta Rafael Augusto Alves da Silva, consultor de vendas técnicas da Votorantim Cimentos, que atua diariamente nesta obra. Também foi fornecido cimento ensacado; concreto convencional para execução de pré-fabricados e redes de drenagem; argamassas básicas e colantes.
“A dosadora, após a colocação dos materiais, tem a mistura realizada dentro do balão do caminhão betoneira. Já a misturadora efetua a mistura do concreto e da BGTC, em sua própria estrutura e o transporte pode ser efetuado em caminhão betoneira ou caminhão-caçamba”, explica Marçal Espinosa.
Ainda de acordo com Marçal, para cumprir o cronograma de obra e garantir a qualidade da concretagem, o desafio maior da equipe de produção foi o serviço de concretagem noturna. “Realizamos uma jornada das 19h00 às 00h00 para evitar fissuras no concreto tendo temperaturas mais baixas. O concreto do piso da área de taxiamento foi feito à noite em sua grande parte. Esse foi um dos desafios, além do volume de produção, porque essa obra não tem programação, a hora que a construtora pede tem que produzir”, ressalta. A equipe, que possui uma média de 10 pessoas em canteiro, está trabalhando nesta obra desde setembro de 2018.
Com um prazo de entrega relativamente curto, as obras devem ser finalizadas dentro de 18 meses – que serão concluídas em outubro de 2019. No final de julho, a central misturadora alocada em canteiro deve ser desinstalada e o que resta para finalizar a obra, hoje, são os serviços de drenagem. “Garantir toda esta reformulação num prazo de 18 meses sem possibilidade de adiamentos obrigou a realização de um planejamento minucioso e dimensionamento de equipes para período diurno e noturno. Foram cumpridos todos os prazos impostos até a data e estamos confiantes que terminaremos antes do prazo acordado”, ressalta Gonçalo Faria, da Alves Ribeiro.
Projeto: Retrofit do Aeroporto de Salvador | Localização: Salvador (BA).
Materiais fornecidos: Brita Graduada Tratada com Cimentos (BGTC); concreto convencional para pré-fabricados e redes de drenagem; concreto de alta resistência com fctmk de 5 MPa; cimento ensacado; argamassas básicas e colantes.
Período da Votorantim Cimentos na obra: cerca de 14 meses.
Consumo de concreto e BGTC: 45 mil m³.
Desafios enfrentados:
FONTES UTILIZADAS
Carlos Leonardo Grimaldi de Queiroz, coordenador comercial IMO/INFRA da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco,
Rio Grande do Norte e Paraíba da Votorantim Cimentos;
Gonçalo Faria, coordenador de produção da Alves Ribeiro;
Marçal dos Reis Espinosa, líder de filial/canteiro da Votorantim Cimentos;
Rafael Augusto Alves da Silva, consultor de vendas técnicas da Votorantim Cimentos.
EMPRESAS E INSTITUTOS: VOTORANTIM CIMENTOS; ALVES RIBEIRO CONSTRUÇÃO; TEIXEIRA DUARTE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES.
IMAGENS: Alves Ribeiro e Marçal dos Reis Espinosa.