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Publicado por Carla Rocha em 02/07/2020Transformação digital no varejo de materiais: como começar?
Durante a live foram levantadas desde questões relacionadas à situação atual do segmento de varejo de materiais até dicas de ações práticas para aplicar na loja.Créditos: Shutterstock

Transformação digital no varejo de materiais: como começar?

Live do Mapa da Obra trouxe novas formas de se capacitar e ampliar os conhecimentos sobre o universo digital

Com o surgimento da indústria 4.0, a necessidade de digitalização em diversos setores é um tema recorrente. Porém, no varejo de materiais de construção, a transformação digital ainda está muito distante de se tornar uma realidade. Para mudar esse quadro é muito importante que os profissionais no setor busquem sempre novas formas de se capacitar e ampliar os seus conhecimentos sobre o universo digital, que para muitos, ainda é uma novidade, até por conta dos próprios desafios da gestão multigeracional do varejo. 

Na terça-feira (26/5), realizamos nossa segunda live, com o tema: “Transformação digital: descubra como implementar no seu varejo de materiais de construção”. Com a moderação de Lucas Harb, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos; e os participantes, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) e Graciela Mognol, Head de Marketing da Votorantim Cimentos, o debate se aprofundou no assunto que havia chamado a atenção na live anterior. A viabilidade dessa implantação na realidade do varejo de materiais de construção e a necessidade do pequeno lojista de se adaptar a esse novo momento do setor, onde quem está adaptado é quem se destaca no ambiente digital, foi discutida e avaliada.

Alguns dos temas discutidos foram: como atuar frente à concorrência com grandes players do mercado; como utilizar os marketplaces ao seu favor; e ações práticas para ganhar mais visibilidade nesse meio. Na ocasião, também foi debatida a atual situação do mercado e como superar as dificuldades da implementação de ações digitais. 

 

E as redes sociais? Como ficam?

Além disso, também foi dado um enfoque especial para a necessidade do lojista estar inserido nos canais digitais e principais redes sociais, para que ele tenha destaque perante a concorrência. “Antes era uma ferramenta de comunicação e agora é uma ferramenta de vendas”, ressaltou Terra. Ele ressaltou que os consumidores continuam com as suas necessidades, ainda mais agora com o isolamento social e o home office, o que mudou foi a forma de abordar esse público. “Teremos momentos de atender no físico, mas é fundamental buscar esses clientes pelas plataformas digitais a partir da base de dados porque não é porque não se pode abrir a loja que não podemos vender”, complementou Terra.

 

Confira os principais temas abordados:

 

  • Situação atual do segmento varejo;
  • Como investir em digitalização;
  • Comportamento do consumidor digital;
  • Inserção da loja nas redes sociais;
  • Atuação no ambiente digital;
  • A importância da reputação;
  • Dificuldades de implementação;
  • Dicas práticas para usar as redes sociais; 
  •  Compre online e retire na loja (BOPIS/BORIS);
  • Como aplicar a digitalização como ferramenta de vendas.

 

Durante a transmissão, foram levantadas desde questões relacionadas à situação atual do segmento varejo até dicas de ações práticas para aplicar na loja.  Outro ponto de destaque durante a transmissão foi a de uma atuação mais ativa por parte do vendedor da loja de materiais. “O ambiente físico tem estoque e tem vendedor. Os vendedores terão um fator fundamental de buscar clientes nas plataformas fora das lojas”, destacou Terra. Caso não tenha assistido à live ao vivo ou queira rever, acesse o link no Facebook e no Youtube

 

Essa foi uma transmissão oferecida pelo Mapa da Obra, portal de conteúdo da Votorantim Cimentos.  Quer saber mais sobre omnichanel e multicanalidade? Acesse:

https://www.mapadaobra.com.br/negocios/omnichannel-multicanal/

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