Votorantim Cimentos
Publicado em 28/02/2013Qual o melhor tipo de revestimento para blocos de concreto
Normas especificam as características que devem compor os blocos de concretoCréditos: Shutterstock

Qual o melhor tipo de revestimento para blocos de concreto

Conheça os benefícios do bloco de concreto na construção de paredes de vedação ou estruturais

De acordo com dados da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), o uso dos blocos de concreto registra constante crescimento no Brasil, tanto para a construção de paredes de vedação como em paredes estruturais. Segundo Claudio Oliveira Silva, gerente de inovação e sustentabilidade da ABCP, a produção de blocos no País ganha em qualidade devido à modernização do processo.

As fábricas mais modernas possuem sistemas automatizados para dosagem do concreto e movimentação dos blocos recém-moldados para a câmara de cura, onde os blocos permanecem em condições de umidade e temperatura adequadas à hidratação do cimento, explica.

Em relação a outros tipos de blocos, como o cerâmico, o de concreto é mais resistente, apresenta maior compatibilidade com as argamassas de assentamento e revestimento e precisão dimensional, permitindo planejar a execução das paredes sem cortes, o que gera menos entulho na obra. Os furos na vertical possibilitam a passagem de instalações elétrica e hidráulica, evitando a necessidade de rasgos que, além de gerarem retrabalhos e entulho, fragilizam as paredes.

Além disso, o produto é regulamentado pelas normas técnicas NBR 6136, que trata da especificação dos blocos, e a NBR 12118, referente aos métodos de ensaio. O controle de qualidade abrange fatores como variação dimensional, resistência à compressão e absorção de água. Em alguns casos é importante avaliar ainda a retração por secagem.

 

Características dos blocos de concreto:

Segundo o gerente da ABCP, as principais características técnicas abrangem os itens:

Peso: a variação de peso de blocos do mesmo lote deve ser mínima, uma vez que pode indicar variação de resistência. Peças leves representam porosidade e absorção de água superior.

Homogeneidade: blocos com textura e cor homogêneas indicam um controle ideal no processo de cura e fabricação.

Dimensão: O bloco deve ter ângulos retos exatos. As diagonais devem ter a mesma medida.

Superfície uniforme e cantos vivos: arestas irregulares indicam problemas no processo de compactação do concreto. Blocos com cantos quebrados indicam baixa resistência. Quanto mais perfeito e homogêneo o bloco, maior a economia com revestimentos de argamassa.

De acordo com a NBR 15961-2 – Alvenaria estrutural – Blocos de concreto – Parte 2: Execução e controle de obras, durante a elevação das paredes, os blocos devem ser assentados e alinhados segundo especificado em projeto e de forma a exigir o mínimo de ajuste possível. Devem ser posicionados enquanto a argamassa estiver trabalhável e plástica e, em caso de necessidade de reacomodação do bloco, a argamassa deve ser removida e o componente deve ser assentado novamente de forma correta.

Revestimentos para blocos de concreto:

Algumas opções se destacam por não onerarem pintura. Conheça a lista resumida abaixo:

Decoratta: massa para acabamento fino de baixa espessura, de excelente trabalhabilidade, fácil de aplicar, com alta aderência e resistência, indicada para o acabamento de paredes e tetos em áreas internas.

Concreto aparente: utilizado na estrutura (pilares, vigas e lajes), em pisos, fachadas, paredes internas e bancadas de edificações residenciais ou comerciais, pontes, viadutos, garagens, estações de metrô, museus e shoppings. Dispensa pintura, porém, o material necessita de tratamento para proteção de intempéries.

Concreto colorido: ideal para pisos, calçadas e fachadas, também é bastante usado para marcar áreas específicas de um projeto. O concreto colorido pode ser feito com cimento cinza ou branco, dependendo da tonalidade desejada.

Cimento queimado: é muito utilizado em ambientes internos ou externos por ser um material bem estruturado, barato, fácil de limpar e que proporciona um ótimo resultado estético.

Cimento branco: usado em pisos de grandes áreas, como shoppings, supermercados e indústrias, o cimento branco é aplicado da mesma forma que o cinza.

 

Normas Técnicas

ABNT NBR 6136 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos;

ABNT NBR 15961-1 – Alvenaria estrutural – Blocos de concreto – Parte 1: Projeto;

ABNT NBR 15961-2 – Alvenaria estrutural – Blocos de concreto – Parte 2: Execução e controle de obras

ABNT NBR 12118 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Métodos de ensaio;

 

Melhor escolha para o preparo de argamassa de reboco e blocos de alvenaria 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X