Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como gerenciar o estoque de sua loja

Baixe o e-book e obtenha uma planilha personalizada para fazer a gestão da sua loja de material de construção

Publicado em 05/04/2018Liga para Massa Itaú: melhor escolha para o preparo de argamassa de reboco e blocos de alvenaria
Produto fornece mais trabalhabilidade para as argamassas de reboco e blocos de alvenariaCréditos: Divulgação Votorantim Cimentos

Liga para Massa Itaú: melhor escolha para o preparo de argamassa de reboco e blocos de alvenaria

Composta de carbonato de cálcio, magnésio e aditivos químicos, produto confere maior plasticidade para as argamassas

Para melhorar a trabalhabilidade da argamassa de reboco e blocos de alvenaria, proporcionando maior plasticidade para a mesma, a melhor alternativa é adicionar a Liga para Massa Itaú ao produto. A Liga para Massa Itaú é composta de carbonato de cálcio e magnésio selecionados e aditivos químicos. Indicada para argamassas de rebocos internos e externos em paredes e tetos e, também, para argamassas de assentamento de blocos de alvenaria (vedação), a argamassa com a adição pode ser utilizada em substratos como bloco cerâmico, bloco concreto, tijolo cerâmico e concreto.

Forma de utilização e consumo:

De acordo com as informações técnicas do material, o preparo da argamassa de reboco deve ser feito próximo às frentes de trabalho. A água deve ser adicionada em recipiente limpo e estanque. Também deve estar isenta de qualquer tipo de resíduos, graxa, óleos, ou material particulado. É recomendado realizar uma pré-mistura dos materiais: cimento, areia e Liga para Massa Itaú antes de adicionar a água.

A adição da água limpa deve ocorrer aos poucos. 50% no início da mistura e os outros 50% após 90 segundos, até se chegar à consistência desejada da argamassa. Essa adição, ao ser realizada em duas etapas, deve garantir melhor homogeneidade do material e cumprimento do tempo de batimento.

Ao preparar a argamassa de reboco em betoneira não se deve ultrapassar 5 minutos de mistura após adição final de água. Para mistura pode-se utilizar os traços de referência da tabela. No entanto, eles podem variar de acordo com as características e qualidade da areia e cimento utilizados.

 

Material Assentamento de Blocos de Vedação Revestimento Interno Revestimento Externo
Liga Para Massa Itaú 1 Parte 1 Parte 1 Parte
Cimento Portland 1 Parte 1 Parte 1 Parte
Areia 9 Partes 8 Partes 6 Partes

 

De acordo com a ficha técnica do produto, com relação ao seu consumo, a Liga Para Massa Itaú rende, em revestimento de paredes, aproximadamente, 10 a 13 m² com espessura de 1 cm, variando em função da aplicação. No caso de assentamento de blocos, em média de 200 a 240 blocos de 20 cm x 20 cm x 10 cm, essa faixa pode variar de acordo com a espessura da junta utilizada e ferramenta.

Com relação ao seu armazenamento, é importante destacar que os sacos devem ser armazenados sobre estrados, em local coberto, seco, arejado e distantes, no mínimo, 30 cm da parede em pilhas com, no máximo, 10 sacos de altura. Isso é para prevenção de acidentes com os materiais. Os sacos possuem 20 kg.

 

Benefícios:

  • Aumenta a coesão;
  • Melhora a consistência das argamassas;
  • Minimiza a fissuração por retração das argamassas;
  • Alternativa à utilização de cal na composição de argamassas.

Saiba mais sobre o produto: http://www.votorantimcimentos.com.br/produtos/plastificantes/

Confira passo a passo para aplicação de argamassa com alto poder de fixação

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para melhorar a gestão de estoque

Confira quais as melhoras formas de gerenciar o estoque e obtenha uma planilha de controle gratuita!

Mapa da Obra - E-book