
Pintura de parede: como conseguir um bom resultado
Com a chegada do fim do ano, quem pensa em usar o 13° salário para renovar a pintura da casa ou apartamento precisa planejar a obra
Primeiramente, é importante decidir se a família fica ou não dentro do imóvel, enquanto acontece a reforma. “Os moradores devem analisar a dinâmica da própria casa e considerar o tempo de secagem da tinta, os serviços que serão realizados. Se vai ser apenas uma pintura em parede, ou se haverá preparação de áreas com argamassas, para corrigir desníveis e imperfeições.
Também devem considerar o tempo disponível para concluir a obra”, avalia a arquiteta Érica Salguero, do escritório Érica Salguero Arquitetura e Decoração.
Outra preocupação são as reações alérgicas. Na opinião de Gisele Bonfim, gerente técnica e de assuntos ambientais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), “a secagem das tintas é cada vez mais rápida e muitas delas têm o odor reduzido. Deixando o ambiente bem ventilado, a tendência é que em pouco tempo não gere nenhum incômodo”.
No caso da presença de crianças, Gisele concorda que a solução poderá ser outra. “Elas costumam ser mais sensíveis aos odores e também são mais irrequietas, podendo mexer nos locais recém-pintados, o que prejudica a qualidade final da pintura. Por isso, o ideal é executar o serviço quando não estiverem em casa”, afirma.
Hora de começar a pintura em parede
Também faz parte deste planejamento decidir em que ordem a reforma será feita. A pintura em parede deve começar pelas áreas externas, passando depois para os ambientes internos, onde é recomendado seguir esta ordem:
- Paredes;
- Portas e janelas;
- Rodapés.
“Pintar dois cômodos por vez otimiza o tempo; é mais racional. Enquanto seca a primeira demão do primeiro quarto, o segundo começa a ser feito”, aconselha Gisele Bonfim.
Porém, é necessário verificar alguns pontos antes de começar:
- Certifique-se de que as paredes da área a ser pintada estejam livres de objetos, removendo prateleiras, lustres e quadros;
- Desloque os móveis menores para outros cômodos, a fim de evitar danos;
- Não havendo para onde empurrar, nem como transportar, coloque a mobília no centro do cômodo e proteja com plástico bolha ou papelão e fita.
- Retire ou proteja com fita crepe os interruptores de luz e tomadas;
- Cubra o piso e rodapé com papelão, papel jornal ou plástico;
- Certifique-se de que tem os materiais necessários.
Outra alternativa que agiliza o tempo de obra, com maior garantia de que nada será danificado, é contratar um depósito para deixar móveis e outros pertences.
Demora para acabar?
Difícil de calcular, o tempo exato de obra depende da metragem quadrada da residência, do volume de serviços a serem executados e do número de pessoas disponíveis para pôr a mão na massa.
“Se o serviço for só a pintura em parede, pode terminar em apenas dez dias em um apartamento de até 60 m², e em até três semanas, se o imóvel tem até 150 m²”, pondera Érica Salguero.
Confira também a técnica de pintura com cal (ou caiação), rápida e econômica.