Publicado por Votorantim Cimentos em 08/04/2022Piso retificado ou bold? Confira as diferenças e cuidados
como escolher revestimento piso retificado boldCréditos: istock

Piso retificado ou bold? Confira as diferenças e cuidados

É importante ter um bom fabricante para garantir a qualidade do material

Tempo aproximado de leitura: 5min

Você sabia que o piso retificado e o bold possuem diferenças? Antes de escolher qual a melhor opção para a sua obra ou reforma é importante entender quais são e como elas podem impactar na entrega.

Na prática, para quem faz a instalação, o piso bold é mais simples, enquanto o retificado possui algumas características que tornam a instalação mais detalhada e exigem uma mão de obra com mais experiência.

De acordo com Gustavo F. Silva, azulejista especializado e apresentador do Canal do YouTube Papo de Obra, entre as principais diferenças entre o piso retificado e o bold no acabamento final, é que o piso retificado possui uma junta mais fina e mais rente e uniforme, o que dá uma visão de amplitude no ambiente.

Já o modelo do piso bold possui uma quina arredondada o que requer uma junta mais espaçada com uma largura maior, o que também exige mais material. “O aspecto fica um pouco mais fundo, gerando uma ondulação e com isso, fica uma junta mais fina para o acabamento”, destaca.

Já no aspecto fabril, o piso retificado – seja ele cerâmico ou porcelanato – passa além da queima, pintura e esmalte, ele vai passar por outro processo a mais ainda que é o corte de retificação, onde será padronizado e fará com que as peças fiquem do mesmo tamanho.

Dicas para escolher o tipo de piso para ser instalado

Na hora de definir qual o tipo de piso, seja para instalação em casa ou apartamento, uma das coisas que devem ser destacadas é a importância de se definir antes e atentar-se para o local de aplicação. Por exemplo, para os locais mais úmidos como cozinha e banheiro, a indicação é o porcelanato, pois ele é impermeável e evita problemas com infiltração. Outro ponto de atenção é escolher um bom fabricante para ter a questão da garantia assegurada e também a qualidade do material.

O piso retificado tem alguns pontos, como quanto maior a placa, maior é o empeno que é a concavidade ou convexidade que ela tem e isso é normativo, está na 15.463. Ele precisa ter esse empeno, pois quando ele passa pelo processo de queima a placa naturalmente sofre isso, então é importante observar bem a placa antes de comprar para ter certeza que isso não será um incômodo.

Além disso, é sempre bom lembrar da importância de contratar um profissional qualificado para realizar a instalação, bem como utilizar materiais de qualidade indicado para cada tipo de revestimento a fim de melhorar a vida útil do projeto.

Cuidados e dicas para a instalação correta do piso

Segundo o especialista, entre os maiores cuidados para a instalação do revestimento retificado – seja ele porcelanato ou cerâmico, o piso bold não exige tanto cuidado durante a instalação, falando de conhecimento do profissional, ele exige menos materiais e equipamentos.

Já o retificado exige cuidados a mais, além de ser muito sensível aos impactos, então durante o manuseio se não se tomar cuidado, pode sofrer algum impacto como bater a quina e danificar o material. Além de uma atenção maior, a instalação desse material exige também ferramentas específicas, como as juntas niveladores (clipe com cunha) para que ele fique bem uniforme e nivelado.

Outro ponto de importância é a utilização de ventosa para manusear, pois o risco na hora de manusear diminui e traz mais agilidade no trabalho. Já o clipe nivelador garante um assentamento mais nivelado. Ele vai travar a peça para que no momento da cura da argamassa, onde ela sofre a retração por perda de água, ele não vai desnivelar uma peça da outra. “A argamassa em si por ser flexível e ter água na composição, vai perder essa água, então, é natural que ela retraia um pouco e por isso é importante ter o clipe para travar ela na posição e impedir que o piso afunde”, destaca.

Em termos de aplicação do rejunte, o uso mais comum do rejuntamento cimentício é indicado tanto para pisos, como paredes, e também revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas.

O rejunte acrílico possui as mesmas finalidades do cimentício. Já o rejunte epóxi, além de ser adequado para as mesmas finalidades do cimentício e do acrílico, também rejunta revestimentos para piscina. O acabamento que o rejunte oferece também faz diferença na escolha e no resultado final. 

Veja também quais são os principais cuidados após a obra: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/servicos-pedreiro-pos-obra/

Compartilhe esta matéria
22116

Mais lidas

Veja também

X