Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 06/04/2020Revestimento para piscina: cuidados na aplicação
Os porcelanatos e as pastilhas de vidro são os mais indicados, pois possuem absorção de água praticamente nula.Créditos: Shutterstock

Revestimento para piscina: cuidados na aplicação

Porcelanatos e pastilhas de vidro são os mais indicados

Hoje o mercado de construção conta com várias opções para revestimento de piscinas e sua escolha depende, basicamente, do tipo do uso (residencial, piscinas públicas, piscinas de academias etc) e também do preço que se deseja pagar. Os porcelanatos e as pastilhas de vidro são os materiais mais indicados atualmente, pois possuem absorção de água praticamente nula.

“O produto mais utilizado ainda é a pastilha de vidro que, além de ter longevidade, também acaba tornando o projeto personalizado. Normalmente, são vendidas em placas 30×30 cm”, conta Lilian Melzer, arquiteta da loja Swiss Revestimentos.

 

Confira abaixo algumas características para compor os revestimentos ideais para piscinas e áreas molhadas:

 

Os revestimentos nas medidas 20×20 cm e 10×20 cm, com acabamento antiderrapante e com brilho, normalmente, em tons verdes e azuis, podem ser usados individualmente ou em conjunto.

Para a parte externa, os porcelanatos antiderrapantes e os pisos cimentícios, são os indicados, já que, além da alta durabilidade, são seguros para as áreas molhadas, sendo que o cimentício ainda é atérmico.

Os porcelanatos no formato decks são muito utilizados e mais resistentes que a própria madeira, não necessitando de nenhum tratamento para mantê-los contra as mudanças climáticas.

Segundo Claudia Nadai Franciulli, proprietária da Adamá Design, o piso cimentício atérmico é uma excelente opção para o entorno da piscina, resistentes e duráveis, não absorvem calor. Ainda de acordo com ela, os pisos e bordas atérmicas têm a espessura mais fina que as tradicionais e alguns modelos pisos possuem grandes formatos e cores que representam a areia da praia, deixando a área externa com um visual moderno e mais natural.

Como assentar e rejuntar pastilhas

Desenvolvida especificamente para esses produtos, a Votomassa Pastilhas já assenta e rejunta ao mesmo tempo, diminuindo o tempo de obra. “Isso seria uma grande vantagem da argamassa pastilhas, porque eu não preciso voltar depois de três dias para rejuntar, para sujar de novo. Faço tudo de uma vez só”, ressalta Bruno Alexandre Mainardi Noal, engenheiro de Desenvolvimento Técnico da Votorantim Cimentos em entrevista recente ao Mapa da Obra.

Confira o passo a passo para a aplicação da Votomassa Pastilhas e as ferramentas utilizadas em sua aplicação.

 

Ferramentas para assentamento de pastilhas de vidro e porcelana:

  • Desempenadeira dentada;
  • Misturador manual (colher de pedreiro);
  • Masseira;
  • Medidor de água;
  • Esponja para limpeza;
  • Espaçadores para rejuntamento.

 

Mistura da Votomassa Pastilhas

É necessário adicionar o teor de água limpa indicado junto a data de fabricação do produto em recipiente seco e limpo para um saco de 20 kg de Votomassa Pastilhas. Pode-se misturar manualmente ou com um misturador de baixa velocidade até obter uma consistência trabalhável e sem grumos. O recomendado é aguardar 15 minutos e misturar novamente, sem acrescentar mais água ou pó e realizar a aplicação do revestimento em piscinas.

 

Aplicação deve ser realizada de forma correta para garantir resultado final estético e funcional. Acesse e confira o passo a passo completo: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/como-assentar-pastilhas-de-vidro-e-porcelana/

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Pintura

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X