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Como vender online: confira o passo a passo

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Publicado por Carla Rocha em 23/12/2021Pesquisa de satisfação para a sua loja
É mais fácil perceber quais são as principais dores do cliente que frequenta a loja de materiais de construção com ações simples como uma pesquisa de satisfação.Créditos: Shutterstock

Pesquisa de satisfação para a sua loja

É importante entender as insatisfações do cliente para criar ações efetivas

Hoje, devido a esse atual cenário em relação à pandemia e suas consequências, tais como a inflação e o aumento dos preços, o consumidor costuma reclamar bastante com relação aos valores, influenciado por questões externas. Justamente essa questão econômica, devido aos preços terem subido um pouco mais na pandemia, os problemas internos da loja acabaram saindo do foco. Com os preços tão elevados, os consumidores costumam reclamar também com relação a opções de produtos mais baratos.


Neste contexto, fica fácil perceber quais são as principais dores do cliente que frequenta a loja de materiais de construção com ações simples como uma pesquisa de satisfação do cliente que pode ajudar muito o gestor de loja a perceber se está no caminho certo e em quais pontos ele pode melhorar.

Para Raul Goulart, especialista em varejo e gestor do canal Vivendo de Loja, a pesquisa de satisfação auxilia muito, pois antes mesmo que o problema tome uma proporção maior, é possível realizar mudanças simples dentro da loja e até mesmo no atendimento que ajudem o consumidor a se sentir mais confiante em comprar ali e estar naquele espaço. “Hoje, a nossa política de conversa com o cliente para entender a real necessidade dele vem ajudando muito e evitando prejuízos”, ressalta. Com isso, é possível criar processos dentro das políticas de vendas, onde cada vez que as situações ocorrerem já será possível “blindar” a loja com relação a isso. Uma dica é não comprar produtos em excesso, e sim, aqueles que realmente resolvam o problema do cliente a fim de atendê-lo de forma mais rápida e precisa.

Mas qual é a melhor forma de realizar uma pesquisa de satisfação com o público da loja de materiais de construção? Atualmente, existem diversos modelos e até mesmo aplicativos online que auxiliam nesse processo, como o Survey Monkey, que fornece formulários online que podem ser enviados para o seu cliente através de um link no WhatsApp. 

Outra opção é colocar um box de sugestões na sua loja, elaborar um formulário físico que seja simples e prático de preencher para que o consumidor possa destacar os pontos fortes e o que a loja precisa melhorar, ou até mesmo, contratar uma consultoria especializada em pesquisas de satisfação (caso tenha condições para isso) a fim de se aprofundar no que o seu consumidor pensa.

Pesquisa de satisfação e reclamações: qual a relação?

Com relação à reclamação, uma boa conversa e educação durante um atendimento evita qualquer problema de ir a diante. É importante que você seja verdadeiro com o cliente com relação ao produto ou situação, o cliente entende isso e acaba amenizando muito. “A pessoa de frente no balcão é a principal ferramenta que vai guiar como uma questão será solucionada”, ressalta. Outro ponto importante é buscar feedbacks dos clientes para entender os pontos a serem melhorados na loja. “Um atendimento preparado para solucionar os problemas do cliente, atento e educado, acaba tendo maior facilidade para solucionar qualquer problema”, complementa.

A boa gestão os processos da loja aliada a ações efetivas para entender as principais insatisfações do cliente, como as pesquisas constantes e também a própria postura do gerente da empresa, que deve ser sempre acompanhar os problemas da loja de perto, até mesmo para evitar que chegue em um extremo de um processo judicial ou questão no Procon, ajudam a gerar confiança entre cliente e marca, por exemplo.  “Para chegar aos extremos, é porque não houve um bom acordo entre as partes e tudo vai mesmo da educação e do tratamento entre o gestor e o cliente”, orienta. É importante que o problema seja resolvido no próprio estabelecimento.

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