Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 25/03/20213 dicas para modernizar o seu depósito de construção
Para melhorar a operação, os coletores de dados são utilizados como ferramentas essenciais que servem para diversas funções no depósito.Créditos: Shutterstock

3 dicas para modernizar o seu depósito de construção

Manter a organização do depósito de materiais de construção exige um preparo

Em uma loja de materiais de construção existe uma série de materiais, como cimento, argamassa, pisos, revestimentos e demais itens, que são extremamente importantes para a construção e, até mesmo, para a reforma de uma casa ou de um apartamento. Até por conta dessa infinidade de produtos, manter a organização do depósito de materiais de construção exige um preparo e também ferramentas que possam auxiliar e facilitar esse processo, pois ter o apoio de um sistema para dar um suporte para coletar e trabalhar as informações ajuda o lojista a ganhar mais agilidade nos processos. Atualmente há uma série de softwares que podem fazer isso automaticamente, mas nem todos têm acesso ou facilidade de utilizar este tipo de tecnologia.

De acordo com Alexandre Suguiura, associado do Sincomavi-SP e diretor da Rede de Lojas Irmãos Suguiura, que possui atualmente 3 lojas e um depósito de materiais de construção em São Paulo, toda a loja de materiais de construção precisa de um sistema ERP que vai fazer toda a parte de integração, vendas e  logística. Para melhorar a operação, os coletores de dados são utilizados como ferramentas essenciais que servem para diversas funções, como geração de etiquetas, recebimento e liberação de mercadorias. “Então, esse sistema roda a loja e vai listando os produtos que estão sem etiqueta. A partir daí, já fica integrado com uma planilha que vai confrontar se está de acordo com a nota fiscal”, ressalta. Esse sistema também pode ser utilizado para realizar inventário de maneira mais prática e com maior assertividade. “Atualmente, não tem como fazer mais esse processo de forma manual, tem que ser via coletor que ajuda bastante na operação de estoque para ganhar agilidade para gerenciar o estoque que ganha também controle maior e confiabilidade”, ressalta. Isso evita o risco de retrabalho por contar errado, por exemplo.

3 dicas para melhorar a operação de estoque no depósito de materiais de construção:

– Utilizar o coletor de dados e o smartphone;

– Mapear e controlar a rota dos produtos;

– Utilizar o armazenamento na nuvem para controle de documentos e processos.

Essas ferramentas são muito úteis para recebimento de mercadoria, inventário, vendas e até, recebimento via WhatsApp. Todas essas ferramentas precisam ser muito bem aproveitadas, pois a tecnologia é uma evolução constante que precisa ser muito bem utilizada para que o lojista consiga colher frutos positivos. “Nosso servidor e armazenamento é na nuvem para conseguir utilizar o máximo de informação, pois hoje não adianta pagar e investir em várias ferramentas e não utilizar”, complementa. O fundamental é tentar integrar pessoas, processos e tecnologias a fim de ter uma regra e utilizar a tecnologia a favor para reduzir erros, ganhar tempo e melhorar a qualidade dos produtos, melhorando também as vendas e o retorno financeiro do lojista.

Tecnologias essenciais para a organização e controle

Para o lojista, não adianta ter um sistema e usar só para vender, é preciso alimentar todas as operações no sistema e com isso, automaticamente, já se consegue extrair alguns relatórios. Nesse segmento até mesmo o uso do próprio celular pode auxiliar, por exemplo, com a utilização de aplicativos que apoiam as entregas, como o VUPT. Ainda de acordo com o especialista consultado, todas essas novas tecnologias devem ser utilizadas sempre de maneira integrada para se obter os melhores resultados. “No depósito, temos o coletor e a logística com o celular que facilitam muito a gestão de estoque e também, fornecem maior controle durante as entregas”, destaca.

Confira também algumas dicas para melhorar o seu atendimento ao cliente:7 dicas de venda matadoras para vencer a crise do mercado da construção civil – Gestão – Mapa da Obra

Compartilhe esta matéria

Perfis de clientes

Descubra como identificar!

Mapa da Obra - E-book
X