
MPEs têm bom faturamento com materiais de construção
Na revenda de materiais de construção, 95% das empresas são micro, e devem crescer 6,5% em 2013
As vendas nas lojas de materiais de construção podem crescer 6,5% este ano, em comparação a 2012. A previsão é da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), e reflete o bom desempenho das micro e pequenas empresas (MPEs), representantes de 95% das revendas, segundo a entidade.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), em maio, o faturamento real (descontada a inflação) das MPEs paulistas cresceu 2,5% em relação ao mesmo mês de 2012. O Sebrae-SP também aponta 3,6% de crescimento no primeiro trimestre de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A conjuntura econômica e o comportamento do mercado imobiliário são determinantes para o segmento atingir esses resultados. Cabe a cada revenda, no entanto, fazer sua “lição de casa”, e aproveitar “ventos favoráveis” para oferecer produtos de qualidade, precificar corretamente os materiais, e buscar melhor atendimento no ponto de venda, além de boa organização da loja.
MPEs preocupadas com a satisfação do cliente
O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, relembra que quando o cliente é bem atendido, sempre compra mais. Com conhecimento sobre processos da construção, vendedores ampliam as vendas oferecendo produtos agregados – se um cliente pedir tinta, eles saberão oferecer ferramentas e possíveis acessórios. “Nossa Academia de Vendas é uma opção online de treinamento de vendedores, e temos hoje mais de cinco mil alunos ativos. Isso pode ser um grande diferencial para lojas de médio e pequeno porte”, indica Conz.
Para conhecer os cursos da Anamaco, basta acessar www.anamaco.com.br.
Saiba quais produtos não podem faltar na sua loja de materiais para construção