
Mistura do clássico com contemporâneo aliada ao uso do cimento traz inovação à decoração
Arquiteto Maurício Karam explora todas as possibilidades do uso dos materiais na decoração de interiores
O concreto e o cimento deixaram os canteiros de obra há tempos e vêm ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e no design de interiores. O arquiteto e urbanista Mauricio Karam, que comanda o escritório MK Arquitetura, é um grande entusiasta dos materiais, especialmente por ter como sua assinatura os detalhes clássicos contracenando com elementos contemporâneos.
Maurício Karam é formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e tem projetos desenvolvidos em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além do litoral e interior paulista, e países como Portugal e Angola. São mais de 100 mil m² em obras construídas, com foco nos segmentos residencial, comercial e corporativo. O escritório também atende ao mercado de incorporação imobiliária de loteamentos. Confira o que ele diz sobre o concreto e o cimento:
Mapa da Obra – Em sua opinião, o concreto é explorado em sua totalidade?
Maurício Karam – O Brasil sempre dominou a técnica do concreto. O modernismo e a arquitetura de Niemeyer exploraram o concreto aparente e suas formas enquanto o mundo afora explorava o ferro. Hoje, temos ambas as técnicas em diversos projetos dentro e fora do Brasil. Após estudar a história de toda nossa arquitetura, vejo que o concreto se tornou um material versátil, podendo ser utilizado de forma mais brutalista e de forma mais contemporânea; ou ate mesmo clássica, como os cimentos queimados que me lembram os estucos venezianos de antigamente.
MDO – Fale um pouco das possibilidades do cimento e do concreto na arquitetura.
Maurício – Vejo uma vasta abrangência no uso do cimento e do concreto. Podemos aliar sua forma seja em painéis lisos ou em formas estampadas, junto com elementos mais clássicos, como o mármore. Ou então junto com madeira ou vidro, que sempre se harmonizam e deixam os projetos mais versáteis. Além do que, são muito resistentes e com o tempo ficam mais bonitos, pois sua beleza esta na idade, nas rachaduras e trincas na mudança de cor com as intemperes externas e do uso do dia a dia. Gosto muito de aliar o concreto com algo clássico, assim os espaços ficam bem arrojados; a mistura de algo estrutural com elementos mais refinados nos traz um resultado final muito diferenciado. Nas construções gosto de explorar as formas de concreto estampado – muitas vezes os veios da madeira ficam estampados no concreto e mostram a forma orgânica da natureza nas paredes das casas. Ou seja: reto, quadrado, retilíneo, curvo, liso, bruto, polido, fosco e brilhante, o cimento e o concreto nos permitem vários usos e varias combinações em diversos estilos e diversos formatos.
O concreto como acabamento em decorações tem ganhado destaque. Está precisando de ideias?