Publicado em 09/09/2014MCMV, terceira etapa do programa

MCMV, terceira etapa do programa

Com 3 mi de moradias a partir de 2015, Minha Casa Minha Vida III
é negócio ao pequeno construtor

No começo de julho, a presidenta Dilma Rousseff anunciou o lançamento da terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Com a finalidade de promover a construção de três milhões de unidades habitacionais populares a partir de 2015, o programa conta, como nas duas etapas anteriores, com a participação de empresas, movimentos sociais e dos Estados federativos.

As regras definitivas para a nova terceira fase, no entanto, ainda não foram anunciadas. Segundo o vice-presidente de habitação popular do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Ronaldo Cury, “o setor vem trabalhando com o governo federal na possível criação de uma faixa intermediária, apelidada de “Faixa 1 e ½”, para atender às famílias com renda entre R$ 1.600 e R$ 2.200 mensais”, revela.

Tais famílias têm tido dificuldades de enquadramento no programa, por conta do aumento dos custos dos terrenos, materiais de construção e mão de obra, e da falta de reajustes aos subsídios propostos pelo MCMV.

Oportunidades para todos

Cury conta que o MCMV pode ser explorado por construtores de todos os portes – inclusive os pequenos e médios, pois há filões que não interessam às grandes empresas. Conforme relembra Cury, 84% das fases I e II do MCMV foram executadas por pequenas e médias empresas de construção.

“Grandes construtoras não querem pequenos canteiros; por outro lado, pequenas construtoras não têm capacidade técnico-financeira para tocar grandes obras. Sendo assim, existe mercado para todo mundo”, salienta.

Para atuar no âmbito do MCMV, o construtor interessado deve primeiro habilitar sua empresa para operar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) ou ao Banco do Brasil (BB), que são os agentes financeiros credenciados para o programa. Depois, devem desenvolver projeto e submetê-lo a análises jurídica, de engenharia e social, realizadas pelos agentes financeiros, que aprovam ou não a contratação do empreendimento. Os procedimentos para atuação no Programa Minha Casa, Minha Vida podem ser encontrados no site da CEF.

Conheça a legislação urbana para evitar problemas em seus projetos de construção

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X