
Materiais da construção civil: saiba quais não podem faltar na sua loja
É preciso estar atento diariamente a tudo que envolve o seu negócio, afinal, a ideia é que a sua loja gere lucros e não despesas
Alguns itens são essenciais para o bom desempenho de uma loja de materiais para construção, então, escolher bem os fornecedores e produtos faz com que você ganhe credibilidade no segmento: por isso, preste atenção nos materiais na construção civil e os que você oferece em seu estabelecimento, eles são insdipensáveis para o seu lucro. Outra estratégia é ter em mente que o cliente já sabe o que a sua loja vende, então, se quiser apresentar alguns diferenciais, coloque em evidência o que ele também pode encontrar ali. Além da lista de materiais, algumas dicas são importantes para o seu negócio.
- Analise o estoque e verifique quais materiais da construção civil faltam em seu estoque e quais tem mais saída, isso maximiza o lucro da empresa e evita que o produto fique parado.
- Reponha os materiais para construção, tanto no estoque quanto nas prateleiras, é importante para que a sua loja não passe a sensação de vazio ao cliente.
- Calcule o tempo em que os materiais da construção civil serão entregues evitando que a pessoa vá para o concorrente procurar algum item que não tenha encontrado.
- Fique de olho nas tendências, é importante para que sua loja se sobressaia das demais.
Para ter uma boa loja são necessários quatro pilares: boa localização; entender seu público; ser um bom gestor; e ter produtos essenciais e de qualidade. Para se organizar com a lista, é importante conhecer quem são os consumidores da sua loja, sendo assim pode-se definir três tipos diferentes.
Tipos de consumidores – Materiais na construção civil
- De 1ª fase: são aqueles que procuram por produtos básicos para a construção de uma casa, como cimento, tijolos, areia, esquadrias, argamassas, entre outros.
- De 2ª fase: são aqueles que procuram por soluções de acabamento, como metais, revestimentos cerâmicos, rejuntes, entre outros.
- De 3ª fase: são aqueles que procuram por decoração e conveniência, como tapetes ou utensílios para casa.
Dentro destes perfis, a sua loja pode atender apenas uma das fases, porém, oferecer os materiais da contrução civil que o cliente precisa é importante para fidelizá-lo. Se for atender todas as fases, uma organização e planejamento são fundamentais para que o seu negócio não fique confuso e desorganizado. Setorização é a palavra-chave.
Grandes lojas certamente apresentam uma gama maior de materiais para construção e variedades, e muitas vezes chegam a atender os três tipos de consumidores, mas independentemente do porte, há produtos que são indispensáveis para o bom funcionamento da sua loja. Faça um checklist nos produtos abaixo:
- Ferramentas em geral
- Arames
- Areia
- Argamassa
- Tijolos
- Cal
- Cimento
- Espaçador
- Madeiras
- Rejunte
- Telhas
- Bombas
- Grelhas
- Caixas d’água
- Tubos
- Conexões
- Quadros de luz
- Tomadas
- Interruptores
- Registros
- Duchas
- Fios de luz
- Tintas
- Rolo
Uma infinidade de materiais para construção caberia nessa lista, mas tudo pode depender do porte da sua loja e do público que você atende. Mantenha a organização sem deixar faltar o que vende bem e nem ficar com o estoque parado com produtos que não tenham fluxo de vendas.
Quer sair na frente da concorrência? Conheça o selo de qualidade que a ABNT oferece para revendas de materiais de construção.