Publicado por Carla Rocha em 18/02/2022Loja de materiais: estratégias para vender mais em 2022
Veja as perspectivas para o futuro do MatCon e dicas que vão te ajudar a vender mais em 2022.Créditos: Shutterstock

Loja de materiais: estratégias para vender mais em 2022

Probabilidade de obras serem retomadas no decorrer do ano de 2022 é muito alta

No final do ano passado, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) realizou um estudo de Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, onde foi relatado que a projeção de crescimento do setor no ano passado subiu de 2,5% para 4%.

Durante os dois anos de pandemia, a maioria das pessoas segurou os investimentos e também os grandes projetos de reforma, ou seja, existe atualmente uma grande demanda represada. Com isso, a vontade de comprar um imóvel ou investir em materiais de construção para uma reforma permaneceram e a probabilidade das obras serem  retomadas no decorrer do ano de 2022 é muito alta.

Afinal, depois de um longo período de reclusão e incertezas com relação ao futuro, as pessoas estão começando a se reestruturar e se planejando para voltar a investir nesse sentido. Principalmente, porque estão começando a ter mais segurança, então, certamente as obras vão ser retomadas e com isso uma injeção de ânimo trazendo um grande fôlego para construção.

De acordo com Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley, Sócio-Administrador da empresa Apiguana Participações e representante da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Ceará (Acomac-CE), o Matcom requer uma dinâmica e inovações como nunca ocorreram. Desta forma, as empresas podem integrar-se às redes de franquias, cooperativas de compras e ainda efetivar fusões e abertura de ações para o mercado. “Pequenas e médias empresas são as que irão ter os maiores desafios para sobreviver ou crescer”, ressalta.

Confira a seguir a entrevista especial do Mapa da Obra com Lavanery sobre as perspectivas para o futuro do MatCon e dicas que vão te ajudar a vender mais em 2022:

MDO: Quais são as suas perspectivas com relação às vendas do varejo para 2022?

Lavanery – As perspectivas ainda são positivas com relação às vendas no varejo para o ano 2022 no Brasil. Várias publicações no final de 2021 estamparam resultados com crescimento de vendas. No entanto, algumas também apresentaram opções de resultados em função de possíveis cenários desse novo ano, como o que apresenta o crescimento de casos de COVID-19 e outras doenças que já devem interferir nos números de janeiro e, consequentemente, no planejamento de fevereiro. Para que as expectativas e previsões positivas aconteçam, é necessário inovações ou mesmo reaplicar ideias como as utilizadas nos períodos mais críticos da pandemia.

MDO: Quais as dicas e estratégias para o lojista vender mais nesse período?

Lavanery – Trabalhar todas as etapas inerentes de uma empresa comercial, como: compras, logística, sistema de vendas e outros. E ainda buscar redução de custos, produtividade, equilíbrio financeiro e econômico. Acho que o diferencial mais importante como ferramenta contra crise da antecipação de ações que estimulam as demandas dos clientes, sejam elas futuras ou reprimidas. As ações de estímulos podem ser identificadas através de pesquisa junto ao cliente. Identificando assim quais os elementos como produtos novos, preços promocionais, formas de vendas e pagamentos e outros que o consumidor se estimule a comprar preferencialmente e impulsivamente os materiais de construção.

MDO: Quais as tendências em vendas de materiais para o ano? Quais irão se destacar mais?

Lavanery – A saúde mundial ainda está montada em uma gangorra. Aqui no Ceará, o 2022 chegou com o crescimento de casos de COVID-19 e outras doenças. Onde, certamente, já afeta os resultados do comércio de materiais de construção que poderia crescer com o aumento das atividades relacionadas às férias escolares, turismo e o pré-carnaval. Mantenho ainda a expectativa do aumento de vendas mesmo com tantas dificuldades, ou seja, pontos fracos, pois as empresas do mercado podem receber injeções de ânimo para motivar o consumo.

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