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Publicado por Carla Rocha em 20/01/2022Encontros virtuais entre lojistas e clientes: podem funcionar?
Uma das formas utilizadas durante a fase do isolamento social para um contato mais próximo foram os encontros virtuais através de plataformas online.Créditos: Shutterstock

Encontros virtuais entre lojistas e clientes: podem funcionar?

Maneiras de se gerar a interação é um ponto de atenção aos lojistas

Nos últimos dois anos, a tecnologia avançou de uma maneira inimaginável e cada vez mais, as marcas dos mais variados segmentos também estão buscando novas maneiras de interação com o consumidor digital, tanto os antigos quanto os novos clientes.  Os lojistas do varejo de materiais também precisaram encontrar meios de se adaptar. Uma das formas utilizadas durante a fase do isolamento social para um contato mais próximo foram os encontros virtuais através de plataformas online.

Segundo Julio Cesar Moraes, Gerente de Categorias – Desenvolvimento & Abastecimento da Conibase, através dos eventos virtuais, a área de abrangência fica maior, pois assim é possível atingir consumidores que ficam mais longe dos pontos de venda ou que tem dificuldade de ir fisicamente para as lojas nos horários ou datas determinadas. 

Além do que, para o lojista, é necessário um investimento menor em espaço, por exemplo, ferramentas e “atrativos” aos clientes. “Aplica-se também em comodidade, já que os clientes podem participar de suas casas, no trabalho, onde acharem melhor e se sentirem confortáveis”, destaca. Além disso, ganha-se também maior agilidade e objetividade, “pois os encontros tendem a ser mais rápidos e deve ter a maior interação possível, já que se não for feito dessa forma, acaba não tendo adesão dos consumidores e clientes”, complementa.

Dicas para realizar encontros virtuais na loja

A principal dica para acertar na hora de realizar um encontro virtual na loja de materiais é garantir uma temática diversificada e interessante para quem irá acompanhar, já que encontros virtuais tendem a ser um pouco menos interativos e se o assunto abordado não “prender” o consumidor, o mesmo não participará e/ou não acompanhará até o final. 

“É importante também algum incentivo para participação do cliente, como entrega de brindes, sorteio no final, algo desse tipo. Para colaboradores sempre fazemos uma “mini prova” já que no caso deles, é algo mais técnico e que exige um maior aprendizado”, orienta. Ainda segundo o representante, na loja são utilizadas plataformas de videoconferência (normalmente o Google Meet ou o Zoom) para a realização dos encontros virtuais. “Fazemos a divulgação do evento para cadastros dos clientes que querem participar, isso é feito fisicamente nas lojas ou pelos comunicadores como WhatsApp, site, e-mail etc”, aponta.
Os mesmos se cadastram, e depois, o link do evento é enviado diretamente ao e-mail. “Já fizemos eventos online, treinamentos com clientes e funcionários, entre outros. Hoje a Conibase também tem uma plataforma EAD, onde esses encontros são gravados, com a autorização dos participantes, qualquer funcionário pode ter acesso ao encontro futuramente”, complementa.

Tendências e incertezas sobre o futuro próximo

Para ele, apesar de ser uma alternativa bastante interessante, em um futuro próximo, os encontros deverão ser de forma híbrida, ou seja, no futuro, o objetivo é contar com os encontros fisicamente nas lojas, mas os mesmos deverão ser filmados e poderá ter a opção do cliente ou do funcionário ver o evento remotamente. “Hoje a chamada “fadiga do Zoom” já vem cansando bastante a população em geral e será de extrema urgência que, assim que possível, volte a forma presencial, nem que seja de uma forma mesclada ou com menor número de pessoas”, alerta.

Um ponto importante a ressaltar é que o relacionamento com as marcas depende muito da experiência do consumidor e como ele se sente com relação aos serviços prestados, pela forma de contato e, certamente, pela interação que é realizada em todos os canais, portanto, esses são pontos que precisam de muita atenção. Com relação aos próximos anos, a situação do país ainda está muito indefinida, entretanto, uma das principais certezas despertadas pela pandemia é que para se destacar em um ambiente tão competitivo e poder se recuperar da crise que gerou tantas incertezas, o lojista de materiais de construção precisa ampliar cada vez mais os seus horizontes, investindo em novas estratégias digitais para se preparar para o futuro do segmento.

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