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Publicado por Carla Rocha em 23/08/2021Gestão de marketing: dicas para implementar na sua loja
Para atingir o público correto é necessário que seja feito uma gestão de marketing efetiva com foco em resultados a médio e longo prazo.Créditos: Shutterstock

Gestão de marketing: dicas para implementar na sua loja

É necessário acesso e conhecimento sobre as ferramentas de comunicação adequadas

Um dos temas mais abordados entre os especialistas do setor sobre a situação atual da construção civil e do varejo de materiais é a necessidade do segmento se reinventar e também se adaptar às muitas mudanças que estão ocorrendo em meio à crise no Brasil que afetou todos os setores e toda a sociedade. Com o surgimento da indústria 4.0, a necessidade de digitalização em diversos setores é um tema recorrente. Porém, no varejo de materiais de construção, a transformação digital ainda está muito distante de se tornar realidade.

Entre os gestores de comércios pequenos, em especial, das lojas de materiais de construção, a comunicação de vendas não é um assunto que é levado em consideração, até porque, gera custos. Porém, é algo que deve receber atenção especial, pois estar atento à forma como a sua loja se comunica com os consumidores pode gerar muitos benefícios que refletem diretamente no aumento das vendas. Para atingir o público correto é necessário que seja feita uma gestão de marketing efetiva com foco em resultados a médio e longo prazo e que envolve profissionais especializados e também acesso e conhecimento sobre as ferramentas de comunicação adequadas.

Para Elaine Satomi, especialista em marketing e empreendedorismo que possui um canal no Instagram chamado @empreenda_360 com dicas e conteúdo voltados para melhorar a gestão de quem está iniciando, é importante construir um Business Canvas, fazer um Plano de Negócios, conhecer a sua persona através do Mapa de Empatia, que é um recurso muito utilizado no marketing e que serve para desenhar o perfil de um cliente ideal com base em sentimentos e necessidades. “Além disso, para começar a vender on-line é fundamental um planejamento bem como um Plano de Marketing bem detalhado a fim de mensurar a evolução das ações realizadas”, ressalta.

Antes de pensar na campanha em si, o primeiro passo é realizar o plano de comunicação e marketing de maneira completa, entendendo as principais necessidades do público consumidor a fim de elaborar as estratégias efetivas que estejam totalmente alinhadas com ele, tanto no ambiente on-line quanto no off-line. Atualmente, estar presente nas redes sociais e trabalhar a comunicação da empresa de maneira assertiva podem ser pontos vitais de importância para que a loja consiga se destacar no mercado, seja para os grandes home centers de materiais de construção, ou seja, para um pequeno lojista. Confira abaixo algumas dicas da especialista para que o empresário consiga se destacar neste mercado concorrido:

  • Conhecer seu público-alvo;
  • Apostar em conteúdos atrativos e de qualidade;
  • Investir em redes sociais, conforme o público-alvo, e realizar uma pesquisa, se for necessário;
  • Gerar autoridade e credibilidade;
  • Procurar ter objetivos bem claros e definidos;
  • Deixar claro sua proposta de valor;
  • Procurar ter sempre novidades;
  • Encontrar formas de fidelizar seu cliente;
  • Investir em novas tecnologias e ferramentas certas conforme o seu negócio.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o conjunto que inclui qualidade do atendimento, qualidade do produto e experiência de compra. Esses três pontos formam uma tríade que é essencial para o lojista de materiais de construção que quer se destacar em um mercado tão concorrido e tudo isso entra em uma gestão de marketing bem elaborada. Porém, a maioria dos gestores, principalmente, dos pequenos comércios ainda não está tão habituada com esse ambiente digital ou com estratégias de marketing e para mudar esse quadro, é muito importante que os profissionais no setor busquem sempre novas formas de se capacitar e ampliar os seus conhecimentos sobre o universo digital, que para muitos, ainda é uma novidade, até por conta dos desafios causados pela própria diferença de idade que pode ser minimizada com uma gestão multigeracional do varejo.

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