
Dicas para uma construção mais econômica
Fazer uma construção não é nada fácil, mas, se você seguir algumas dicas, o processo pode ficar mais prático e econômico.
Iniciar uma reforma ou construção chega a dar calafrios, pois logo vêm à mente os gastos, imprevistos e dores de cabeça. Mas nem sempre precisa ser esse caos todo. Se você tiver um bom planejamento e seguir algumas dicas, consegue construir gastando menos e sem preocupações extras.
No ano de 2022, o Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI) fez um levantamento e apontou que, no primeiro trimestre, houve uma alta de mais de 2% no valor para o metro quadrado de uma construção ou reforma. Ou seja, a cada ano que passa, o valor da matéria-prima aumenta, influenciando diretamente o valor final da obra. Então, reunimos aqui dicas para você diminuir os custos e aproveitar melhor os materiais.
1. Faça um bom planejamento
A maior causa de desperdício em obras é a falta de um planejamento bem-feito. Isso, porque, sem um projeto detalhado, os imprevistos aparecem com frequência. Serviços precisam ser refeitos, materiais são desperdiçados e o tempo de entrega se estende, aumentando os custos. Então:
- Contrate um engenheiro ou arquiteto para estruturar seu projeto.
- Monte um cronograma realista e se esforce para segui-lo.
- Leve em conta fatores climáticos como chuvas ou calor excessivo, que podem atrasar o cronograma.
Ter um orçamento claro e bem distribuído por etapa é essencial para evitar surpresas e manter a obra dentro do planejado.
2. Compare preços e marcas de materiais
Antes de comprar qualquer material de construção, pesquise bastante! Os preços variam muito entre lojas e regiões, e o frete também pode influenciar bastante no custo total.
Dicas para economizar nos materiais:
- Compare preços on-line e em lojas físicas.
- Compre direto da fábrica, quando possível.
- Faça compras em maior quantidade para conseguir descontos.
- Monte uma lista completa antes de iniciar a obra.
Essa simples atitude pode gerar uma economia significativa no orçamento final.
3. Prepare-se para os imprevistos
Ainda assim, mesmo com todo o planejamento do mundo, imprevistos podem acontecer. Dessa forma, o ideal é já contar com isso no orçamento e reservar uma parte da verba para gastos emergenciais.
Ter uma reserva financeira evita que você precise parar a obra ou recorrer a empréstimos, que podem aumentar ainda mais os custos.
Economize Sem Sair de Casa
Na 333OBRA, você monta sua lista de materiais de construção, compartilha pelo WhatsApp e recebe o orçamento na hora. Tudo on-line e com suporte especializado!
Gostou do conteúdo? Veja também como evitar erros na construção: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/analise-falhas-evite-erros/