Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Planilha de orçamento de obras para profissionais!

Baixe grátis!

Publicado por Carla Rocha em 18/03/2021Corretor de imóveis: entenda como este profissional pode te ajudar
O corretor de imóveis é um profissional indispensável para lidar com a burocracia de comprar ou alugar. Créditos: Shutterstock

Corretor de imóveis: entenda como este profissional pode te ajudar

Auxílio profissional é fundamental no que diz respeito a orientar e apresentar os detalhes do imóvel

Existem muitos fatores que influenciam na escolha entre alugar ou comprar imóvel e isso depende muito do momento de vida e situação financeira de cada um e, principalmente, de como está a economia do país. De acordo com Giovanni Grossi, diretor comercial da Tarjab, ao se comprar um imóvel, garante-se dentre outras coisas um grande investimento, pois é a aquisição de um patrimônio. “Apesar das incertezas pela qual o país vive, estamos em um momento de oportunidades excelentes, seja para comprar ou alugar um imóvel”, destaca. 

Por isso, o papel do corretor é tão importante, principalmente, no que diz respeito a orientar e apresentar os detalhes do imóvel (idade do imóvel, diferenciais do projeto ou do imóvel), auxiliar o seu cliente na documentação do imóvel e ter o papel de mediador entre o vendedor e o comprador. “Além disso, encantar o cliente e entender a real necessidade dessa fase de vida em que ele se encontra”, complementa.  Ainda segundo Grossi, no caso do imóvel na planta, é muito importante pontuar, principalmente, a reputação da construtora.

O acabamento do projeto e o que inclui o memorial descritivo das áreas comuns é um bom diferencial. Outro ponto a salientar é que o imóvel só valoriza com os passar dos anos, por isso, é importante levar em consideração a região onde ele está situado, se há possibilidade de desenvolvimento e o que faz com que haja tendência de valorização do metro quadrado.  

Comprar ou alugar: qual é a melhor opção? 

A locação é recomendada para pessoas que levam um estilo de vida que faz com que elas se mudem com certa frequência, seja para outro bairro ou mesmo outra cidade, devido às oportunidades de trabalho e/ou estudo que tenham. Para pessoas com esse estilo de vida, comprar um imóvel não é muito vantajoso.  “Nesse caso, a melhor saída acaba sendo alugar, pois além de poder usufruir de um imóvel bonito e confortável, em local que fique mais conveniente para trabalhar ou estudar, o restante da renda pode ser aproveitado para passear, viajar, se divertir e como achar melhor, ou ainda investir em algo”, orienta. Já com relação a compra de um imóvel, existem algumas vantagens, como a tranquilidade de estar no imóvel que é seu. “Quem aluga, por mais que pague o aluguel direitinho, corre o risco de ter que sair do imóvel, assim que o contrato vence”, destaca. Além disso, algumas pessoas preferem realizar a aquisição de um imóvel como forma de investimento futuro, seja para vender posteriormente ou alugar. “O risco de perdas, como ocorre em fundos de investimentos atrelados à Bolsa ou mesmo ações, é zero”, ressalta.  

Vantagens e desvantagens:

A facilidade com a documentação também é muito maior em comparação com a burocracia de ter que fazer um financiamento de imóveis. Basta escolher o lugar que se quer morar ou trabalhar, entregar cópia dos documentos, enfim, cumprir com as exigências da imobiliária ou do locador. Ao contrário dos riscos que se assume ao fechar um financiamento imobiliário, como não conseguir quitar as dívidas, ao se encontrar dificuldade no caso de pagar o aluguel, pode-se tentar um acordo com o proprietário e deixar o imóvel sem grandes perdas.  

Como um corretor pode ajudar nesse processo

Seja qual for a opção do prospect pelo canal para a aquisição de produtos imobiliários, recomenda-se que se tenha a intermediação de um corretor devidamente habilitado pelo Conselho Regional da categoria (CRECI) ou ainda, profissionais de vendas registrados pela Incorporadora Imobiliária (imóveis na planta), que também estão legalmente habilitados para realizar a respectiva venda. Tanto no caso da compra como da locação de um imóvel pronto, o estado do imóvel de forma geral é muito importante, por isso é preciso contar com a avaliação do imóvel por parte do inquilino/comprador com acompanhamento de um corretor credenciado. “A parte da documentação desse imóvel precisa estar em dia, mesmo na locação, recomendo sempre tirar uma matrícula atualizada e CND (Certidão Negativa de Débitos) para não ficar inadimplente de IPTU ou condomínio”, ressalta.  

São deveres de qualquer profissional de venda imobiliária no contexto do credenciamento da classe: 

(I) inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo; 

(II) ao oferecer um negócio, apresentar dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio e 

(III) recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral. 

Confira também como elaborar um projeto de móveis planejados:
Compartilhe esta matéria

Planilha de orçamento de obras para profissionais!

Quero baixar!

Mapa da Obra - E-book
X