Publicado em 10/03/2015Conheça o Mola Structural Kit

Conheça o Mola Structural Kit

Inovador, kit ajuda a compreender o cálculo estrutural ao simular distribuição de cargas.

O Kit Mola Structural é um modelo interativo de simulação de comportamento de estruturas arquitetônicas que foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Márcio Sequeira de Oliveira. O kit é composto por um conjunto de molas, diagonais, bases metálicas, ímãs conectores e cantoneiras rígidas, e acompanha um livro ilustrado com possibilidades de composição.

Com o Mola, o profissional estuda o comportamento das estruturas antes de partir para o desenho arquitetônico. É possível montar e desmontar pilares, vigas e treliças, visualizando efeitos de compressão, tração ou esforços laterais.

O produto passará a ser comercializado em julho e sua idealização aconteceu ao longo de dois anos, enquanto Sequeira escrevia tese de mestrado. “Foram mais três anos de desenvolvimento do primeiro kit, e outros dois anos de campanha no site Catarse, que arrecadou valor recorde de quase R$ 600 mil para o projeto”, diz.

Sequeira atribui o sucesso da campanha ao fato de o ensino de estruturas nas escolas de engenharia e arquitetura priorizar quase exclusivamente a teoria, a partir de cálculos e números. Isso colaborou também com o faiscar da ideia, muito original: “Sempre achei as aulas de estruturas muito abstratas, e essa opinião era compartilhada por grande parte dos estudantes e profissionais das áreas de arquitetura e engenharia”, conta.

Por outro lado, pensar e sentir o comportamento estrutural de uma forma tátil e visual não só ajuda no desenvolvimento do projeto, mas é necessário à sua concepção. O resultado é um produto muito inovador e útil, interativo, que simula o comportamento de estruturas reais. O Mola Structural Kit também foi vencedor do Prêmio Brasil Criativo – premiação oficial da Economia Criativa Brasileira e do Ministério da Cultura -, na categoria Design.

Brincar de estruturas- Kit Mola



Apesar de suas peças serem metálicas, Marcio Sequeira explica que o Mola serve para estudar o comportamento de qualquer tipo de estrutura, inclusive em concreto ou madeira. “É claro que o material a ser utilizado influencia na seção transversal da peça, mas o Mola é um modelo que atende ao comportamento inicial. Só depois desses primeiros estudos e da conceptualização do projeto é que se vai definir o material da estrutura.” O kit serve em princípio para visualizar o formato estrutural proposto e, a partir dele, ver onde estarão distribuídas as forças de tração, compressão e outros esforços.

“É um estudo prévio de distribuição de forças. No modelo a gente vê fenômenos físicos que na estrutura real não enxergamos – exatamente porque a estrutura real é feita para não vermos esses balanços e deformações”, diz o pesquisador.

O processo de projeto fica muito mais intuitivo e fácil: “Você vai testando: compreende como a estrutura tende a se deslocar ou deformar na medida em que você adiciona ou retira cargas dela, ao mesmo tempo em que vai mudando os tipos de ligações, de forma bem lúdica e criativa”.

Desta forma, engenheiro e arquiteto terão muito mais clareza e segurança na hora de fazer os cálculos. O Mola Structural Kit também não simula apenas estruturas ortogonais. Faz arcos e abóbodas. “Já montei uma reprodução de roda gigante”, conta o inventor. Ele explica que estruturas curvas podem ser tanto compostas por barras retas (estrutura treliçada), como por molas curvas. “Estas, no entanto, ainda não foram desenvolvidas; não as temos disponíveis no primeiro kit.”

Mas a ideia é expandir. Marcio Sequeira revela que após a entrega do primeiro kit ao mercado, novos produtos deverão ser desenvolvidos, inclusive as molas curvas. Quem gostou da ideia, terá de aguardar ainda um ou talvez dois anos, pelos novos brinquedinhos de gente grande.

Assista ao vídeo sobre o Projeto Mola.

Mais sobre construção: encontro apresenta boas práticas de licenciamentos para alvará 

Botão Site

  • O Kit Mola será composto por um conjunto de peças que se conectam permitindo diversas composições estruturais: um livro de estruturas, uma chapa metálica e peças para montar - molas, diagonais, bases metálicas, ímãs conectores e cantoneiras rígidas - Foto: Divulgação Catarse
  • Com o Mola, o projetista sente o comportamento das estruturas com as próprias mãos, tornando seu estudo mais interativo, prático e menos abstrato. O profissional liga o modelo teórico à realidade estrutural - Foto: Divulgação Catarse
  • Resultados de validação do modelo foram trazidos no desenvolvimento de um trabalho de mestrado junto à Universidade Federal de Ouro Preto, pelo arquiteto e pesquisador Marcio Sequeira - Foto: Divulgação Catarse
  • Resultados de validação do modelo foram trazidos no desenvolvimento de um trabalho de mestrado junto à Universidade Federal de Ouro Preto, pelo arquiteto e pesquisador Marcio Sequeira - Foto: Divulgação Catarse
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X